segunda-feira, 29 de junho de 2015

Winebar com os vinhos da Arboleda

Alguns vinhos estão sempre presentes em minha adega, e os vinhos da vinícola Arboleda são um deles. Na semana passada fui convidado a participar de mais um WineBar, mas por algumas infelicidades e alterações de datas não pude participar do evento ao vivo.



Minha predileção pelo Cabernet Sauvignon da Arboleda vem de alguns anos, fui apresentado pelo meu amigo Paulo Varela, quando aqui em Florianópolis tínhamos uma filial da Expand. Para quem nunca provou o Cabernet Sauvignon deles é fantástico, mas hoje vou falar de outros vinhos da vinícola, degustei o branco produzido com Chardonnay, e outro dois tintos o Pinot Noir 2012 e o Carmenere 2011.


Arboleda Carmene 2011 é um vinho fácil, está pronto para taça. Bastante aromático, muito menta, capim limão e torrados café, alcatrão. Em boca fácil equilíbrio. Gosto de Carmeneres um pouco mais densos, com aquele caramelizado em boca, que  lembro de outras safras do próprio Arboleda, mas este me agradou pela versatilidade, está muito gastronômico.


Arboleda Pinot Noir 2012 infelizmente não vai ser desta vez que conhecerei um Pinot da Arboleda, recebi uma garrafa alterada, daquelas que conhecendo a vinícola não foi erro de produção ou vinho mal feito, mas um acidente. Para não falar mal a cor estava bela, mas o restante estava perdido, flat sem aromas, na boca melhor nem comentar. Sugestão, isso pode ocorrer e infelizmente ocorre, transporte e outros fatores podem alterar um vinho, se você confia no produtor e comprou de boa procedência é um problema com solução fácil, duvido que a Expand ou qualquer outra importadora séria não trocasse ou não enviasse uma nova garrafa. Pelo que li e assisti no Winebar é um belo vinho.


Deixei por último e para mim já está entre os grandes brancos Sul-americanos o Arboleda Chardonay 2012 aproveitei a sugestão e fiz um pedido de Sushi e Sashimi para harmonizar.
Na taça uma bela coloração dourada, aromas de abacaxi e limão. Na boca bem estruturado, acidez que harmonizou muito bem com o Sushi e outros peixeis com arroz, para o Sashimi  poderia ser um pouco mais ácido, mas é um gosto meu. Um vinho gostoso e que desce tranquilo, sem brigar com a boca.


Todos os vinhos degustados e comentados são vendido pela importadora EXPAND.