quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vale de Uco a região mais bela de Mendoza

Estávamos em nosso penúltimo dia de visitas e degustações pela Argentina, já havíamos visitado modernas e tradicionais Bodegas em Neuquén, as gigantes e famosas da região Mendocina de Luján de Cuyo, mas o visual e a beleza do Vale de Uco foi a região que marcou e com certeza se fosse para escolher um lugar para voltar era este. Esta viagem foi a convite da Wines of Argentina.
Caminho para o Vale de Uco


O Vale de Uco está a 80 Km da região central de Mendoza, está numa altitude de 1300 metros e onde se instalaram alguns dos mais modernos e audaciosos projetos da vinicultura Argentina. Esta região com uma altitude mais elevada, um clima com mais frio e com grande influência das cordilheiras veem mostrando muita personalidade para a produção de vinhos.



Mar de Videiras no Vale do Uco
No caminho um espetáculo, a estrada envolta em um mar de videira emolduradas por montanhas com picos cobertos de neve, paisagem da mais belas que dá vontade de pedir ao motorista parar a cada momento para uma fotografia.
Visual na Andeluna



Nossa primeira parada foi na belíssima Andeluna, uma moderna bodega que construiu uma estrutura que harmonizou com a beleza do lugar. Durante esta manhã conhecemos alguns dos vinhos e a estrutura da Andeluna, que está muito bem estruturada ao turismo. Seus vinhos de Cabernet Franc e o corte Cuatro Cepas são elegantes e destacados , o branco de Torrontés com uvas do Uco tem uma pegada diferente da maioria dos vinhos desta uva produzidos em Salta.



Ainda durante a manhã fomos apresentados para alguns projetos que estão destacando-se mundialmente, encabeçados pelo enólogo Frances Michel Rolland o Clos de Los Siete envolve 4 produtores do Vale de Uco: a DiamAndes, Montiviejo, Cuvelier dos Andes e a Bodega Rolland para em conjunto produzirem um vinho com pegada Bordalesa na região. Aos que não conhecem este projeto ou o próprio vinho sugiro o teste do Clos de Los Siete.



Outro destaque da manhã foi a apresentação do projeto e dos vinhos da O. Fournier, com certeza uma das vinícolas que merecem destaque pelo arrojo e competência. Atualmente produzem vinhos além do Vale de Uco, na Ribeira del Duero na Espanha e no Vale do Maule no Chile. A O. Fournier além dos vinhos são destacados no Enoturismo, infelizmente não os visitamos mas o que foi apresentado é impressionante. Os vinhos vão muito bem ao meu paladar, pois além da tradicionais uvas Francesas a O. Fournier produz cortês com Tempranillo e Touringa Nacional.
Almoço na Andeluna

Nosso almoço na Andeluna foi incrível, almoçamos o menú do chef e harmonizamos e degustando os vinhos os foram apresentados pela manhã, além do vinhos da Andeluna. Foi uma oportunidade de trocarmos impressões com o pessoal envolvidos na produção deste belos exemplares do arsenal Argentino de vinhos, almoço memorável. O Almoço na Andeluna é muito indicado e perfeitamente executado, seu Menú completo com a sequência  harmonizada dos vinhos saí por aproximadamente 100 reais ou 320 pesos.



Prova de vinho do barris na Rutini

Homengem da Rutini a nossa visita
Ainda no Vale de Uco fomos conhecer o mais novo projeto da Bodega Rural que produzem os conhecidos vinhos da Família Rutini. Nesta moderna instalação serão somente produzidos os vinhos Top deles. Todo o projeto é voltado para o desenvolvimento de vinhos de alto padrão e as estruturas são diferenciadas e planejadas. Em breve abrirão um espaço para o receptivo turístico.


Na volta após este dia extasiado de bons vinhos e paisagens a volta para Mendoza tranquila tranquila.
 Bodega Andeluna visualizada das novas instalações da  Rutini

Conheçam mais sobre os vinhos e bodegas visitadas nos sites:






Um comentário:

  1. Em Mendoza, é possível provar assemblages (misturas) inesperados e opções varietais elaboradas com uvas pouco conhecidas, como a Bonarda e Torrontés. A região tem cerca de 1.200 vinícolas, onde é possível degustar bons rótulos e até mesmo fazer uma visita guiada aos vinhedos, percorrendo os chamados “Caminhos do Vinho”. Apresentamos aqui as principais vinícolas escolhidas pelos visitantes brasileiros: http://www.mendozaholidays.com/Mendoza_Ranking_Vinicolas_po.asp

    ResponderExcluir