segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ironman bom motivo para visitar Florianópolis em maio.

Maio talvez seja o mais mais agradável e gostos para curtir Florianópolis, a cidade tem uma cor linda no final de tarde e temperaturas amenas, mas que permitem a ida a praia nos dias de sol. As tainhas já estão chegando ao nosso litoral, com sorte é possível acompanhar a pescaria delas em algumas de nossas praias. Além das tainhas, a cidade recebem alguns dos maiores atletas do Ironmam mundial, para a etapa Brasileira do Ironmam, que classifica para o famoso Ironmam do Hawaii.
Nascer do Sol em Jurerê Internacional

Largada Ironmam Brasil
Tradicionalmente no último domingo do mês de maio Florianópolis recebe a etapa brasileira do Ironman, um triatlo onde 2000 participantes nadam 3800 metros, pedalam 180 Km e para finalizar correm 42,2 Km. Os atletas do Ironman são literalmente homens de ferro e completar a prova já é uma vitória para muitos. O mais incrível disto tudo foi que o atleta americano Timoty Odonnel ano passado completou a prova em 8 horas e um minuto, dá para acreditar?


Largada Ironmam Brasil
Na etapa de Florianópolis de 2013 após prometer vários anos que iria acordar cedo para acompanhar a largada na praia de Jurerê Internacional, consegui completar esta etapa, que foi sair da cama e chegar na praia antes da 7 da manhã. Jurerê é a base do Ironmam lá ocorre além da largada as trocas de natação para ciclismo, do ciclismo para a maratona e a chegada.


Florianópolis, Brasil
Início da natação do Ironmam Brasil

Início da natação do Ironmam Brasil
A largada é um espetáculo a parte, único momento possível de visualizar todos os participantes, porque depois da largada cada um segue seu ritmo. Além disto estar na praia e acompanhar o nascer do sol e com estes atletas entrando na água é um espetáculo impar.

Natação do Ironman em Florianópolis
O Ironman e o sol nascente

Após 45 minutos os primeiros atletas já estão saindo da água e a transição para o ciclismo é outra etapa que vale a pena aproveitar. ocorre um certo agito e momento de euforia, onde notasse a capacidade e preparo destes atletas, que mesmo após nadar 3800 metros, estão partindo para uma pedalada de 180km como se fosse algo tranquilo e fácil.
Ironman Brasil
Transição Natação Bicicleta


Durante o o dia vários atletas e suas famílias colorem o bairro, numa mistura das famílias motivando e o público que veio para acompanhar e incentivar também.




Chegada do Ironman Brasil
No final do dia retornei para acompanhar a chegada dos atletas, é uma euforia grande, as famílias e treinadores numa grande expectativa. O bacana que muitos após 12 horas de atividades físicas estão extenuados e mesmo assim pegam filhos no colo para cruzar a linha de chegada.




Chegada em família do Ironman Brasil

Deve ser muito gratificante completar esta prova, tanto ao atleta como para toda a família que o acompanhou nos muitos dias de treinamento e dietas.



Emoção com a família que completa junto a prova


O Ironmam é a Formula 1 dos seres humanos, e se você tiver a oportunidade vá a Jurerê e acompanhe estes homens de ferro. Parabéns a todos atletas e organização por este espetáculo.


Em 2014 a prova é no domingo 25 maio, com largada na praia às 7 horas da manhã.
Para maiores informações visite o site oficial:




Nenhum comentário:

Postar um comentário