quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ganhe uma viagem para Argentina com suas fotos no Instagram

A Wine of Argentina (www.winesofargentina.org), a entidade responsável pela divulgação e comércio dos vinhos Argentinos pelo mundo, lançou esta semana um concurso de fotografias no Instagram. 

Para concorrer tem que postar um fotos no Instagram com a TAG  #TheWineCaption , a imagem deve apresentar uma legenda que transmita aquilo que a Argentina, seus vinhos e o “ser argentino” representa para eles.
#TheWineCaption

O mais bacana disto tudo é que o vencedor ganhará uma viagem de cinco dias para duas pessoas à Argentina.  Além disto a ganhadora será a imagem da campanha 2014 da Wine of Argentina.

Aos interessados sugiro visitar o site da Wine of Argentina e conhecer as regras e os jurado:

As fotografias devem ser postadas no Instagram até o dia 26 de novembro de 2013. O resultado do concurso saí até o dia 13 de dezembro.

Bons vinhos e boas fotos!!!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Campeonato Mundial da Exploração do Turista

Estamos a menos de um ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, ou a Copa da FIFA. Com certeza milhões de turistas do mundo inteiro virão ao Brasil, teríamos de tudo para para fazer um gol de placa, mas as notícias que chegam não são nada animadoras. 

Que possuímos uma infra-instrutura atrasada não era nenhuma novidade, nosso governo não conseguiu criar um ambiente de evolução ao país, utilizando da desculpa Copa, para transformar e modernizar os aeroportos, portos e ferrovias. Estamos praticamente num país de promessas passadas e poucas realidades, somente faltou lançarem a nova Transamazônica, por que prometer é fácil, realizar que se torna difícil.

As redes hoteleiras enfrentaram a especulação imobiliária, brigas judiciais intermináveis para obtenção de alvarás e licenças para a construção ou reformas dos hotéis. Apesar de tudo isto não justificam os valores exorbitantes das diárias durante a Copa. A mão de obra nacional não foi qualificada, pouco se escuta sobre o ensino de outros idiomas para recepção dos turistas. Lembro que outro idiomas, não se restringe ao Inglês (que deveria ser obrigatório), mas equipes preparadas para atender em Japonês, Russo, Alemão e os mais diversos idiomas dos países classificados.

Para completar as companhias aéreas se aproveitam do momento e oferecem voos em valores criminosos, cadê a fiscalização da ANAC ou do órgão de defesa do consumidor? Desculpa mas não será assim que teremos mais turistas no país. Uma vergonha e um grande oportunismo das principais companhias aéreas. Estas mesmas que meses atrás estavam solicitando re-parcelamento de dívidas e facilidades aos governos para a compra de combustível. Na hora delas levantarem o país, mais uma vez a ganância está falando mais alto. 
O abuso das tarifas foi denunciado neste artigo da Folha de São Paulo do dia 14 de outubro de 2013: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1356129-voo-sp-rio-na-copa-ja-custa-quase-o-mesmo-que-ir-a-ny.shtml

O Ministério do Turismo devia parar de levar as mulatas pelo mundo e pensar o turismo como algo sério e lucrativo, não a exploração do turista e sim o turismo e suas inesgotáveis opções.

Este foi meu desabafo, mas não estou sozinho:

PROTESTO DE BLOGUEIROS DE VIAGEM!

O Viajar e Pensar juntou-se aos outros blogueiros de viagem da RBBV(Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), resolveram organizar um protesto online, gerando um “twitaço e Facebookaço” usando a hastag #CopaAbusiva e demostrando todos juntos a indignação por esses preços abusivos de passagens aéreas e também de outras tarifas que com certeza vão aumentar sem justificativa plausível, como taxas de hospedagem, alimentação e entretenimento. Existem um esforço tão grande para divulgarmos as cidades brasileiras, para mostrar todas as belezas e atividades que cada destino pode oferecer, mas nada vai adiantar se ficar inviável para o viajante explorar o turismo doméstico.Se as práticas abusivas não pararem, se não pudermos oferecer condições para viagens nacionais, com certeza vamos perder muitos viajantes brasileiros e depois, vamos perder inclusive viajantes internacionais! E o “legado” desses eventos começa a se perder já na área do turismo, uma das que deveria receber mais incentivo logo de início!
E você? O que você acha desses preços abusivos? Se pretende viajar nesse período, você vai escolher pagar para viajar no país ou vai para o exterior? Deixe seu comentário e nos diga!
E se você está indignado também, use suas redes sociais e utilize a hastag #CopaAbusiva junto conosco!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sugestões de restaurantes em Florianópolis

Quais são os melhores restaurantes de Florianópolis?
Onde você indica jantarmos em Floripa? 
São duas perguntas que recebo de amigos e parentes frequentemente.
Acho a gastronomia na Ilha boa, não excelente, com algumas boas opções, acho muitas vezes excessivamente cara. Coisas simples e normais com presos proibitivos.

Como comida é algo de gosto e dia, vou sugerir somente alguns locais que gosto, sem grandes intenções. São lugares que já fui mais de uma vez, e que a comida é boa. Espero em breve também postar as minhas sugestões de Pizzaria, Sushi e Carnes.

Restaurante no Centro de Florianópolis:
Florianópolis
Restaurante Delícia Portuguesas

Delícia Portuguesas um dos meu locais prediletos, instalado em uma casa histórica, na rua Visconde de Ouro Preto, 559, na Praça Getúlio Vargas ao lado do quartel do Bombeiro. A especialidade da casa são os pratos de Bacalhau, sugiro também o Arroz de Pato. Ponto alto as sobremesas as famosas delícias portuguesas. Para azar de muitos a casa estará fechada até Janeiro de 2014.

O Bistrô do Jardim no estilo francês chic, moderninho, super aconchegante. Acho que eles servem os melhores pratos de Filet da cidade. Outra sugestão é usar o serviço de rolha e aproveitar para beber num ambiente aconchegante aquele grande vinho de sua adega acompanhado de um belo filet.

Para a comida de dia a dia, sem sombra de dúvidas os melhor restaurante à Kilo são os Restaurantes Central, com três endereços um alto padrão para comida diária. 
A bela Lagoa da Conceição
  Restaurantes na Lagoa da Conceição:

Existem alguns pontos bacanas, que reunem ambiente, lugar paradisíacos e comida boas.

O Mar Massas no canto da lagoa, uma casa rústica no meio da natureza, possui uma vista  deslumbrante da lagoa, um lugar romântico, não é uma cantina barulhenta. Proposta de gastronômica italiana, com uma pegada mais voltada aos pratos de massa com frutos do mar. Uma constante de todos que vão ao Mar Massas é que ele é bom, mas é caro. O Spaghetti Mar Massas é a sugestão. 
 www.marmassas.com.br
Também no canto da lagoa o Villa Maggione está num ponto escondido e na beira da Lagoa. Certamente um típico restaurante que o turista das grandes cidades procura na ilha. Tenho que admitir que faz um tempo que não vou lá, mas minhas experiências merecem esta indicaçãowww.restaurantevillamaggioni.com.br

O Bistrô Isadora Ducan na Barra da Lagoa, quase na beira da lagoa, intimista e aconchegante. Gastrônomia de alto padrão, bons frutos do mar mas possuem pratos de carnes também. Sempre pedimos pratos de camarão, mas eles servem um prato com lagosta que recebe muitos elogios. 
www.bistroisadoraduncan.com.br
O Destemperados fez um review bacana do Isadora Ducan: www.destemperados.com.br/regiao/sc/bistro-isadora-duncan-inspirador-como-sempre


Florianópolis
Casas Açorianas do Ribeirão da Ilhas
Restaurantes no sul da Ilha:

Com certeza a primeira sugestão tem que ser o Ostradamus, na vila açoriana do Ribeirão da Ilha. Um restaurante diferenciado, com uma bela sequência de Ostras, talvez a mais indicada da cidade. Além dos pratos com ostras, todos os pratos com peixes e frutos do mar são muito bem elaborados. Indicado para um almoço depois de pegar uma praia, ficar até o pôr do sol, um dos mais belos da ilha. www.ostradamus.com.br/

Moqueca mista do Muqueca da Ilha
Não se compara ao vizinho chic, mas um lugar bacana, com mesinhas na areia o Muqueca da Ilha, também merece uma indicação. Servem um bom pastel de camarão e as Moquecas são bem feitas.





Restaurantes no norte da Ilha:

Restaurante Marisqueira de Sintra, Santo Antônio de Lisboa
Em Santo Antônio de Lisboa sou fã do Marisqueira de Sintra, uma casa de frutos do mar em estilo português  Já escrevi um post aqui no blog sobre o lugar: www.viajarepensar.blogspot.com.br/MarisqueiradeSintra


Dos restaurantes em Sambaqui temos este visual da Florianópolis

No Sambaqui os restaurantes vizinhos Restinga e Pitangueiras , não são grandes restaurantes, mas são locais bacanas para tomar cerveja e comer aperitivos.  E o principal o visual. As tradicionais sequências de camarão e os pastéis de berbigão são as pedidas em ambos. 

Ova de tainha na Praia do Forte
Talvez o melhor lugar para se almoçar com os pés na areia em Florianópolis estão na Praia do Forte. Uma praia obrigatória num roteiro turístico pela cidade, com a visita à fortaleza da Ponta Grossa, nosso famoso forte. Minha última experiência na região foi no Bill Bar, o primeiro na descida. Estivemos em junho e ainda serviam a nossa grande especiaria do litoral, as famosas ovas de tainha. No local geralmente o melhor e pedir ostras e mariscos colhidos na hora. Todos os pratos de camarão, lulas e pastéis estavam excelente e bem servidos neste dia. 


No caminho das Pontas da Canas o restaurante Antônio's é com certeza a alguns anos um dos melhores (se não for o melhor) restaurantes de frutos do mar da cidade. Pratos bem elaborados, peixes, camarões sempre corretos. Proposta de restaurante para o almoço da família no domingo. O técnico da seleção Felipão é cliente assíduo. Um inconveniente e inexplicável do Antônio´s não aceitam nenhum tipo de cartão de crédito ou débito, somente cheque ou dinheiro. www.antoniosrestaurante.com.br

Tem algum restaurante em Floripa imperdível?  Teve injustiça? Comente e deixe sua sugestão.