terça-feira, 28 de maio de 2013

Turistando por São Petersburgo

São Petersburgo é o destino turístico mais procurado da Rússia, uma cidade preparada para receber turistas e com maior frequência de informações em Inglês. O TripAdvisor acabou de eleger a cidade um dos 25 Top Destino de 2013. Muitos chegam a cidade devido a localização mais ocidental, facilitando a vinda de turistas através da ligação férrea com as cidades como Berlim e Helsink na Finlândia. Outra grande fonte de visitantes são os cruzeiros, São Petersburgo é uma das paradas na Rota dos Cruzeiros pelo Báltico.
Museu Hermitage e a Catedral de São Isaac ao fundo




São Petersburgo é uma cidade nova para os padrões Europeus, foi idealizada e planejada por Pedro, o Grande em 1700. A proposta fora de transforma-la na grande capital do Império Russo, inspirada nas belezas de Paris com o charme dos canais de Veneza. Uma cidade diferente das outras cidades russas, edifícios com características da Europa ocidental embelezam as grandes avenidas e boulevards da cidade. Durante o período Soviético a cidade mudou de nome para Leningrado em homenagem ao líder revolucionário Lenin, e perdeu o status de capital que foi transferida para Moscou, principalmente por motivos de segurança.
Minha sugestão de hospedagem em São Petersburgo é ficar próximo ao Museu Hermitage, uma região com bons hotéis e restaurantes. Ficamos hospedados no Golden Triangle, um hotel com instalações modernas e aconchegantes, vários funcionários do Staff atendem em Inglês. Ficamos num quarto duplo, não muito grande, mas bem confortável. Havia um excelente banheiro. O destaque foi o café da manhã super bem servido.
'


Museu Hermitage
Visitar o Hermitage bastaria como motivo para um ida a São Petersburgo. A beleza do Museu já começa por sua fachada externa, com marcantes características arquitetônicas que além de belo é um edifício gigante. 
Tivemos a sorte de chegando ao Hermitage ser deliciosamente surpreendidos por uma tempestade de neve.
Arte Russa exaltando as vitórias do Povo e do Socialismo

No interior do museu escadarias, vitrais, pisos e corredores são obras de artes que se misturam as obras expostas. Dos grandes museus que visitei com certeza é o mais belo, mas também o mais difícil, as vezes seu foco se perde.




O acervo apresenta obras da História e Cultura Russa misturadas a obras Renascentistas dos artistas mais destacados, um acervo valioso com obras de Leonardo Da Vinci, Raphael, Rubens e outros grandes nomes da Pintura Holandesa e Francesa da época.
Salão do Leonardo Da Vinci
Amplas salas com tapeçarias, tesouros e jóias, verdadeiras relíquias das monarquias Czarianas, estão expostas nas galerias do museu.


Paul Gauguin, Cezanne e Picasso e outros artistas mais modernos também estão expostos nas paredes do museu. Dica dentro do Hermitage vendem guias específicos com temas tipo Arte Russa, Arte Europeia Renascentista e etc, que facilitam sua visita e indicam uma rota pelas galerias de uma forma mais rápida e orientada. Acesse também o site do Hermitage antes de visitá-lo: http://www.hermitagemuseum.org
Pablo Picasso
Após chegar com tempestade de neve saímos com um dia lindo.
Recomendo programar ao menos período completo para se visitar o museu de uma forma mais rápida e específico. O ideal seria um dia completo.
Imperdível em São Petersburgo são as igrejas e Catedrais Ortodoxas, com grande destaque a três que pela beleza e grandiosidade:
Catedral de Santo Isaac uma grandiosa igreja em todos os sentidos. Uma cúpula gigante (a terceira mais alta do mundo), adornada com mais de 100 kg de ouro, capacidade para 14 mil pessoas no vão principal.
Porta da Catedral de Santo Issac
Na entrada as  portas enormes metálicas ornamentada impressionam pela bela e riqueza de detalhes. As janelas todas com grandes vitrais merecem especial atenção. Atualmente a igreja é um museu e também existe a possibilidade de se subir em sua cúpula, são entradas separadas, com ingressos específicos. Um fato que me chamou atenção foram as fotos e imagens históricas expostas na igreja, algumas do período da Segunda Guerra, quando a igreja virou abrigo durante o cerco a Leningrado. Na parte externa existem marcas de balas nas paredes de pedra, cicatrizes da Segunda Guerra.
Saint Petersburg, Russia
Bela porta da Catedral de Santo Issac
Catedral de Kazan ou Kazansky
A Catedral de Kazan, um réplica da Basílica de São Pedro em Roma e está na principal avenida comercial da cidade a avenida Nevski.


Igreja do Sangue Derramado
Um dos locais mais visitado e fotografados a exótica Igreja do Sangue Derramado. É uma igreja recente, sua conclusão foi em 1907, localizada ao lado canal Griboedov , no local onde tentaram assassinar o Czar Alexandre II, por isso sangue derramado. Infelizmente no dia que fomos conhece-las estava fechada, e ficamos com o visual da fachada.

A Fortaleza de Pedro e Paulo (Peter e Paul) do outro lado do Rio Neva, é uma fortaleza construída para a guerra com os povos do Norte. A fortaleza se transformou também em lugar sagrado das antigas dinastias que governaram a Rússia, no interior estão os mausoléu de muitos do Czares, desde Pedro, O Grande o fundador da cidade. Recentemente os restos mortais de alguns familiares do Czar Nicolau II o último dos Czares, eliminados em Ecaterimburgo pela Revolução Comunista foram encontrados e receberam seu mausoléu na fortaleza.
No períodos de guerras e revoluções as masmorras ficaram cheias, e muitas execuções forma realizadas em seus interiores.

Nos jardins da fortaleza chama a atenção a estátua de Pedro, uma obra em bronze que chama atenção da cabeça pequenina desproporcional, simbolizando o Ego do grande Czar.

Aos fãs do fotografo Henri Cartier Bresson nas Muralhas de Pedro e Paulo foi cenário de  uma de suas fotografias emblemáticas, um homem semi nu tomando sol num dia frio.





Museu Hermitage visualizado da Fortaleza de Pedro e Paulo

Mesquita Sobornaya
Bem próxima a fortaleza fica a Mesquita Sobornaya, um contraste com os prédios e a cultura da região, lembrando da mistura de povos que ocupam o vasto território russo.

Cruzamos para o outro lado do Rio Neva andando, durante a travessia no meio da ponte havia esta placa indicando a direção de Kiev na Ucrânia,  Tallin na Estônia e a capital Moscou. Uma dica legal se o dia estiver muito frio, como estava, não cruze a ponte no meio dela o vento é congelante, não repita nosso erro.
Saímos encantados por São Petersburgo, ficamos somente dois dias e acho que necessitaríamos no mínimo mais um dia para visitar o Palácio de Peterhof , visite os blogs  Viaggiando e o Ziga da do Zuca e descubra o porque? E também uma noite para ir no Ballet Kirov no Teatro Mariinsky, mas este compensamos com o Ballet Bolshoi em Moscou.

Está precisando de dicas de alimentação na Rússia, leia o post:

Como chegar ou viajar de trem para Moscou? Veja o post:

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dia de Estagiários no TripAdvisor

Hoje a +Luciana Misura chamou a atenção do TripAdvisor no twitter, sobre o erro de publicar Buenos Aires como sendo no Brasil. O erro saiu na página do Blog deles:
http://blog.tripadvisor.com/blog/2013/05/21/tripadvisor-names-2013-travelers-choice-destinations/


Um erro ridículo, que poderia passar batido, mas o TripAdvisor o site de avaliação e que guia a vida dos viajantes mundo a fora não poderia dar uma bola fora desta, principalmente na: Lista dos 25 Destinos de escolha dos Viajantes.

Depois é piada de Brasileiro que nos EUA eles acham que Buenos Aires é nossa capital.

Apesar de tudo uso e indico o TripAdvisor pode nos ajudar e muito na hora da indecisão e para não cairmos numa roubada.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Coisas inexplicáveis da Rússia

O site Buzz Feed publicou um tempo atrás, mas recebi semana passada 32 imagens inexplicáveis da Rússia:

32 Inexplicable Photos From Russia

O mais louco disto tudo é que as coisas aparecem para você na Rússia de forma realmente inexplicável. Inspirado nas imagens do Buzz Feed vou partilhar algumas imagens de coisas que parecem loucuras para nós e normal para os russos.

1- Estar caminhando em Irkutsk, na Sibéria, e um cidadão passeando vestido de Darth Vader. 

2- Frio é relativo: mulheres de pernas de fora com -5ºC e nevando algo comum. 

3- Frio é relativo: Crianças tomando banho num lago com água à 8-10ºC numa boa, como se estivessem numa praia Tropical.

4- Dar uma cavalgada no meio de Moscou, a maior cidade da Europa, no meio do trânsito caótico.
 5- Chegar no Hotel e uma senhora fantasiada não sei do que com um megafone para recepcionar um Casal de recém casados.
6- Noivos possando cheio de caras e bocas é super comum em toda a Rússia, mas noivos passeando de Segway

Fica a dica: os Russos vão surpreender você.

Tem curiosidade sobre a Rússia? Conheça alguns pontos e curiosidades turísticas aqui no Viajar e Pensar:
# Rússia

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Tanta coisa em NY e você na fila da Abercrombie

Não entendo a turma de Brasileiros, sim são 90%,  que ficam na fila em frente das lojas da Abercrombie de NY para entrar, só podem ser masoquista ou tara para ver os meninos de barriga tanquinho, dá um tempo por favor. Com esta fila na porta imagina no provador. Ah e ainda no final tem que pagar e pegar a fila do caixa.
Fila na frente da Abercrombie & Fitch na 5ª Avenida em Nova York
Acho bacana algumas coisas da marca, vai dizer que o algodão da camiseta deles não é bom? Porém curtia quando poucos tinham ou não era este bafafá. Algumas vezes aconteceu de chegar num lugar e escutar o amigo com aquela barriga de cerveja falando que não cabia ou nunca tinha conseguido comprar nada na loja, também vai todo dia para o sofá e não consegue compra na A&F, mas não falava isso para ele obviamente.

Ridícula a posição da Empresa de não desejar pessoas feias ou obesas usando suas roupas, mas também acho desnecessária esta revolta e campanha de doação( http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1279465-campanha-veste-sem-teto-com-a-marca-abercrombie.shtml

Doe suas roupas sim, mas por uma boa causa, não por revolta.

Se a turma está afim de fila e você não, bem próximo esta o MoMa, não deixe de visitar o famosos Museu de Artes Modernas de NY. Veja porque:
www. viajarepensar.blogspot.com.br/oinspiradormoma 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O inspirador MoMa

MoMa, como é conhecido o Museu de Arte Moderna de New York, é um dos museus mais interessantes e de fácil visitação que conheço. O Moma é obra fantásticas, suas galerias iluminadas e amplas, escadas, um edifício planejado como poucos museus do mundo, ideal para apreciar as maravilhas da arte.


Nesta última passagem por NY, dei um pulo no MoMa para visitar a exibição do artista norueguês Edvard Munch, famoso pela obra "O Grito / The Scream". Foi emocionante estar próximo desta que é uma das mais famosas e reconhecidas obras de arte da história. As outras obras do artista não me impressionaram muito. Tive muita sorte, pois a exposição temporária, e  infelizmente encerrou no dia 29 de abril.
The Scream de Edvard Munch
Marilyn do Andy Warhol
Salvador Dali
Do acervo do MoMa, sempre é bom dar um passada para visitar o autoretrato da Frida Kahlo ou as famosas Marilyn Monroe do pop artista Andy Warhol. Tenho também um predileção pelo artista Americano Jackson Pollocck, com seus rabiscos, além dos Espanhóis Dali e o grandioso Picasso, com obras expostas de várias de suas fases.



Hide-and-Seek (Esconde Esconde) de Pavel Tchelitchew
Estando envolto nesta atmosfera artística e cercado por tantas obras dos maiores mestres da Arte Moderna, um fato quase na saída me chamou atenção e me emocionou. Ao lado da porta de saída para o pátio das esculturas no térreo, havia um garotinho, deitado e com um casaco de moletom no chão, não sei porque me deu um estalo e no mesmo momento do outro lado me abaixei e acompanhe a sequência e fui fotografando. Do outro lado, sem me notar, o garoto estava preparando a máquina fotográfica para realizar uma auto-retrato e na sequência foi se exibir aos colegas, foi muito bacana e emocionante. Um momento onde a fotografias, a alegria das crianças e os monstros sagrados ali guardado se encontram.
Todo museu tem sua história, tem seu foco, mas sou um observador de gente, tenho esta mania, adoro observar sou People Watcher. Naquele dia após Munch, Picasso e Warhol aquele garotinho havia sido o grande artista.
Minha versão do "O Grito" :)

Quando for a Nova York não deixem de visitar o MoMa, localizado na 11 West 53TH Street, bem próximo ao Rockefeller, entre as avenidas 5ª e Madison . Mais info no site: