quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Programas de Milhagem e o desrespeito ao cliente

As milhas ou pontos das companhias aéreas são bonificações ganhas pelos passageiros voando com as companhias aéreas. Esta foi uma forma de gerar uma parceria entre o cliente e a companhia, fazendo com que você fique fiel a marca e procure voar com a mesma empresa a maior quantidade de vezes. Além de vantagens na emissão de bilhetes bonificados, os clientes recebem outras regalias como maior franquia de bagagens e sala vip.

O Smiles da Gol e o Fidelidade da TAM são os dois maiores programas de milhagens do mercado brasileiro. Ambos programas mostraram uma capacidade enorme de desrespeito e falta de comprometimento ao cliente nos últimos anos. Nos últimos meses tivemos alterações nas quantidade de milhas necessárias para emitir bilhete, sempre para mais obviamente. Agora neste mês o Smile da Gol modificou a forma de acúmulo de milhas por voos. 

Para voos internacionais é praticamente uma gincana e necessário muita sorte para conseguir um bilhete com as milhas mínimas.

Sempre fui e ainda serei adepto da utilização dos planos de milhas, mas vejo que nós como clientes sempre estamos a mercê da Gol e da TAM que não estão nem aí para nós, acredito até que a TAM deveria mudar seu plano para Infidelidade, pois FIDELIDADE somos nós os clientes, mas o plano não é nada fiel.

Como a vida está copiando a comédia, compartinho o vídeo hilário dos Portas dos Fundos ridicularizando os programas de milhagens:

Uma de minhas saídas é emitir os bilhetes através do programa de fidelidade do próprio cartão de crédito, sem o envio para o programa de milhagem. Tenho um post que explica isso: # Voando com o Bradesco Fidelidade

Lembro sempre que:  "Milhas boas, são milhas voadas" , não adianta poupança em milhas!!!

Veja nosso post antigo sobre Milhagens também: #Programa de Milhagem minha opinião

Sugiro também ler o texto do Riq Freire no Viaje na Viagem que explica todas as alterações:

8 comentários:

  1. Esta semana comprei passagens Gol e na hora de preencher o formulário perguntam qual seu programa de milhagem. Coloquei o da Ibéria, onde tenho vários pontos. A compra não se efetua, dá erro nos dados. Voltei um milhão de vezes até que troquei pelo número de milhagem deles (da Gol) e voilà, passagem comprada! Sacanagem, sim ou com certeza???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina

      Meu irmão teve o mesmo problema com o Smiles e voos da Air France. A TAM não pontua voos da TACA e AVIANCA mesmo sendo da Star Aliance e aí vai, são regras cheias de exceções.

      Uma vergonha.

      @GusBelli

      Excluir
  2. Passagem com milhas quase ganhar na loteria, já consegui fazer alguns bons trechos em promoção, mas pra pesquisa e comprar sempre um parto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jr.

      Realmente é um empenho conseguir uma passagem com milhas para o exterior.

      Abraço!
      @GusBelli

      Excluir
  3. É verdade, mas acho que o Fidelidade da TAM era bonzinho demais. Nenhum outro programa de milhagem que conheço colocava praticamente toda a frota em risco de ser preenchida com passagens prêmio. Era muito bom, e infelizmente, para nós passageiros, a mordomia acabou... Eles têm que se ajustar à realidade do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro

      Não vejo assim, eles eram corretos, havia passagem vendia, por $$ ou milhas ok.

      Cara pode ter certeza que mesmo assim havia lucros.

      Abraço!

      @GusBelli

      Excluir
  4. Lindo seu blog! Gostei do jeito que escreveu, especialmente este post que ficou muito interessante!

    Muito boa esta série de links! Temos alguns relatos de viagens bem legais em nosso blog também!

    Muita Viagem - blog com relato de viagens

    ResponderExcluir