segunda-feira, 22 de julho de 2013

Observação de Baleias em Florianópolis

De junho à setembro o litoral de Santa Catarina recebe as maiores vistantes, nesta época as Baleias Francas visitam nosso litoral para terem seu filhotes e amamentá-los.

A praia do Rosa em Imbituba no litoral sul do estado é com certeza uma das melhores opções para observar e apreciar esse gigante mamífero. As estrutura das pousadas e restaurantes da região são um dos atrativos.
Mãe e filhote de Baleia Franca 
Florianópolis nos últimos anos está retornando a ser berçário das baleias Francas. Este retorno está ocorrendo devido a proibição da caça e abate das baleias, com isso a ilha voltou a recebé-las com maior frequência. Lembro que muitas das construções antigas espalhadas pela ilha foram construídas com óleo de baleia no lugar de cimento.
A Baleia Franca e seu Filhote 
Detalhe filhote a esquerda da foto acima
Por ironia do destino a praia da Armação do Sul na ilha de Santa Catarina é um dos locais ideal para usa observação. Para quem não sabe a Armação é uma da vilas de pescadores de onde saiam por séculos os caçadores de Baleia, e na praia ao lado da Armação, com o sugestivo e triste nome de Matadeiro era o ponto final das baleias.

Tive o prazer e a sorte de setembro do ano passado observar três baleias Francas adultas e seus filhotes nas Praias do Morro das Pedras e Armação, no Sul da ilha de Santa Catarina. O costão do Morro das Pedras que divide as Praias da Armação e Morro das Pedras serve como uma arquibancada natural e um excelente ponto para esta observação. 









As baleias estavam próximo a areia da praia, muito fácil de observá-las.


A interação da natureza e os surfistas estava bonita de se observar, os surfistas esperando suas ondas e as baleias ali ao lado, um espetáculo a parte.




Nesta época do ano pense e pesquise, porque de junho à setembro você pode ter o prazer de ver de pertinho estes gigantes aqui em Florianópolis. 

 Deixo algumas imagens, por que estava demais e não consigo escolher ou excluir mais nenhuma.

Por favor se alguém souber o email do Dário, nosso ex prefeito de Florianópolis pode enviar as imagens também.
Baleia Franca e seu filhote

Baleia Franca e seu filhote



Harmonia dos surfistas e as baleias
 Toda vez que assistirem imagens de navios caçando baleias, geralmente de japonês,  para produção de ração canina e produtos de beleza, se questione e use sua ferramenta de luta, que é boicotar estas marcas e até países que apoiam estas barbáries com este grande e dócil animal.

2 comentários:

  1. Uia... que muito legal!!!
    Cada vez mais eu acho o Brasil parecido com a Australia... preciso voltar a morar lá!!!! eheheh
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirella,
      Não conheço a Austrália, mas os relatos são que principalmente pela colonização e o litoral do Sul do Brasil lembram em muito a terra dos Cangurus.
      @GusBelli

      Excluir