segunda-feira, 1 de julho de 2013

Enoturismo na Argentina, pense Salta

Salta Ruta del Vino

Videira da Bodega El Esteco
Com o interesse cada vez maior dos brasileiros pelos vinhos e as viagens, unir os dois prazeres tem se tornado uma prática comum na busca por destinos. O mercado brasileiro de vinhos é amplamente dominados por vinhos produzidos na Argentina e o Chile. A proximidade transformam ambos países uma ótima opção para unir os prazeres do vinho com uma viagem.
Na Argentina Mendonza é a primeira opção para quem deseja conhecer e apreciar o Enoturismo em terras Portenhas. Recentemente, a Patagônia e a região de Salta estão  se desenvolvendo e destacando-se na produção de vinhos de alta qualidade e estrutura para receberem o enoturista.
As belas estradas da Argentina
Salta no noroeste do país é uma excelente opção aos enoturistas que optarem por uma  aventura pelas rodovias, a região está a uma distância aproximadamente de 1500 Km das fronteiras com o oeste catarinense e paranaense. Optando pelo avião o aeroporto de Salta recebe principalmente voos vindos de Buenos Aires de Aerolineas e LAN Argentina, não existem voos diretos partindo do Brasil para a região.
Igreja de São Francisco em Salta
A região de Salta produz vinhos desde o século XVIII, com algumas bodegas que merecem destaque. Uma região de clima árido quase desértico, com belas características ao cultivo de uvas que aproveitam das águas do degelo das Cordilheiras para sua irrigação. Após um ano resolvi escrever um pouco mais desta deliciosa viagem que realizei a convite do Viaje na Viagem para conhecer o lançamento da Nova Ford Ranger.

As uvas brancas Torrontes são de grande destaque nesta região, produzindo brancos florais e equilibrados, e os tintos de Malbec apresentam uma complexidade diferente, devido as particularidades climáticas. Curiosamente bebemos na região um Tannat interessante, algo incomum fora dos vinhedos Uruguaios.

Na cidade de Salta, existem opções interessantes de hotéis como o Design Suite que nos hospedamos. Mas o grande charme ou pedida desta região é se hospedar numa das estancias, ou fazendas que nos últimos anos estão se transformando em estabelecimentos de luxo, com toda estrutura para uma bela estadia.
Hotel Design Suites
Parrillada na House of Jasmine
Vistamos a Estancia  House of Jasmines do ator holiwoodiano Robert Durvall. A Jasmine é uma das pousada que faz parte do Relais e Chateaux, ideal para quem deseja uma hospedagem em alto estilo, com um clima de campo. www.houseofjasmines.com
Ruta del Vino Salta para Cafayate
O caminho de Salta para Cafayate é conhecida como Ruta del Vino. Uma estrada que atravessa uma região belíssima, com relevo de montanhas e vales de formações rochosas vermelhas. 



    

Bodega El Esteco

Na região de Cafayate estão localizados os mais altos vinhedos em produção do mundo. A cidade de Cafayate é uma pequena vila no alto da cordilheira, que possui seu desenvolvimento ligado a indústria vinícola.

Degustação na El Esteco
Barris na El Esteco

Destaque na região a Bodega El Esteco, no passado se chamava Michel Torino. Na propriedade da El Esteco tem um tour para a visita aos vinhedos, a produção e os barris de armazenamento dos vinhos. Na própria El Esteco pode-se hospedar na Estância / Hotel Botique Patio de Cafayate. www.patiosdecafayate.com 

Mapa com as Bodegas e Vinícolas da Região de Salta
No centro de Cafayate o Museu do Vinho e da Videira, com fatos da históricos da região misturados com a evolução da vinicultura na área.


Na região de Cafayate está a Bodega Colomé que possui os vinhedos em produção comercial em maiores altitudes. Os vinhos de Malbec da Colomé merecem destaque. Junto a bodega existe também a estância Colomé, uma interessante opção de hospedagem. (esta não conhecemos) www.bodegacolome.com


A viagem a Salta foi um convite do Viaje na Viagem , para a cobertura do evento de lançamento da Nova Ford Ranger. Mais detalhes no:


Conheça os outros destinos aqui do Blog, com dicas especiais aos Enoturistas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário