quinta-feira, 9 de maio de 2013

O inspirador MoMa

MoMa, como é conhecido o Museu de Arte Moderna de New York, é um dos museus mais interessantes e de fácil visitação que conheço. O Moma é obra fantásticas, suas galerias iluminadas e amplas, escadas, um edifício planejado como poucos museus do mundo, ideal para apreciar as maravilhas da arte.


Nesta última passagem por NY, dei um pulo no MoMa para visitar a exibição do artista norueguês Edvard Munch, famoso pela obra "O Grito / The Scream". Foi emocionante estar próximo desta que é uma das mais famosas e reconhecidas obras de arte da história. As outras obras do artista não me impressionaram muito. Tive muita sorte, pois a exposição temporária, e  infelizmente encerrou no dia 29 de abril.
The Scream de Edvard Munch
Marilyn do Andy Warhol
Salvador Dali
Do acervo do MoMa, sempre é bom dar um passada para visitar o autoretrato da Frida Kahlo ou as famosas Marilyn Monroe do pop artista Andy Warhol. Tenho também um predileção pelo artista Americano Jackson Pollocck, com seus rabiscos, além dos Espanhóis Dali e o grandioso Picasso, com obras expostas de várias de suas fases.



Hide-and-Seek (Esconde Esconde) de Pavel Tchelitchew
Estando envolto nesta atmosfera artística e cercado por tantas obras dos maiores mestres da Arte Moderna, um fato quase na saída me chamou atenção e me emocionou. Ao lado da porta de saída para o pátio das esculturas no térreo, havia um garotinho, deitado e com um casaco de moletom no chão, não sei porque me deu um estalo e no mesmo momento do outro lado me abaixei e acompanhe a sequência e fui fotografando. Do outro lado, sem me notar, o garoto estava preparando a máquina fotográfica para realizar uma auto-retrato e na sequência foi se exibir aos colegas, foi muito bacana e emocionante. Um momento onde a fotografias, a alegria das crianças e os monstros sagrados ali guardado se encontram.
Todo museu tem sua história, tem seu foco, mas sou um observador de gente, tenho esta mania, adoro observar sou People Watcher. Naquele dia após Munch, Picasso e Warhol aquele garotinho havia sido o grande artista.
Minha versão do "O Grito" :)

Quando for a Nova York não deixem de visitar o MoMa, localizado na 11 West 53TH Street, bem próximo ao Rockefeller, entre as avenidas 5ª e Madison . Mais info no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário