quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Limite de bagagem em voo Internacional, qual é o certo?

Sempre pensei que qualquer voo que saindo do Brasil seria  Internacional, independente do destino, Dubai ou Paraguai é um voo Internacional. Nesta lógica todos os voos Internacionais você tem direito a levar duas malas despachadas de 32 Kg. Para minha surpresa comprei um voo com a TAM para Santiago e no bilhete está a franquia de uma bagagem de 23kg, despachada por passageiro. No momento da compra não mostrava esta informação (comprei pelo Submarino Viagens), somente vendem o bilhete.
Fui acessando a página da TAM descobri esta regrinhas, se você clicar na imagem abre o site da TAM também:




Não são as companhias aéreas que produzem as normas, então fui consultar o site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e descobri algumas regras dúbias. Nas regras estão que um voo Internacional pode ter a cota de bagagem por duas unidades de 32kg ou por franquia de peso. Mas não explica quem decide isto ou se podemos optar por qual tipo de franquia, não está claro.




Entendo que voando numa companhia Low-Cost, estilo EasyJet, entendesse uma reduzida franquia ou taxa extra por bagagem, mas quando voando de TAM, auto intitulada maior e melhor companhia Aérea da América Latina, fica meio estranho compra um bilhete Internacional e ter somente direito a 23kg de bagagem, sim é muito pouco. No meu caso que irei ao Chile, se fosse no inverno levando casacos, botas e trazendo algumas garrafas de vinho na volta, o limite é facilmente alcançado. Nada incorreto, e uma forma das companhias faturarem, mas poderia ser no mínimo uma bagagem de 32kg.

Pesquisei por curiosidade os limites de bagagens nos voos da Gol. No site da Gol encontrei uma informação parecida, voos internacional e nacional o limite é de 23kg, com excessão ao voo para Colômbia. Lembro que a GOL recente inaugurou voo para Miami e Orlando e em seu site, não tem ainda a quantidade de bagagens ou o limite de peso por passageiro. Podendo aquela passagem barata para fazer compras em Miami, virar um desastre no momento de pagar os excessos de bagagem.


Outra informação importante, cuidado ao comprar conexões Internas para idas ou retornos de voos Internacionais, você pode estar voando com limite de duas bagagens de 32kg, e chegar no balcão do voo Nacional e ter somente um limite de 23kg e um volume. Seguem abaixo as regras da ANAC:


Fica a dica: ao comprar uma passagem aérea Internacional ou Nacional, fique atento a sua franquia de bagagem. Uma passagem barata pode sair bastante mais caro. Evite o incomodo num guichê de aeroporto para pagar um excesso de bagagem, algumas companhias já oferecem a opção da compra de mais quilos ou bagagens extra no momento da emissão do bilhete.

Ficou com dúvidas o Rodrigo Purisch no Aquela Passagem , fez um post ótimo explicando este assunto:


Leia nossa opinião também sobre:
 Ou
 

56 comentários:

  1. De fato está cada vez reduzindo mais, e em todas as companhias. Trip internacional não quer dizer mais 2 malas não, quanto mais de 32Kg! E não só nas low-cost. Vou voar com a Turquish dentro da Europa e o limite é 1 de 20Kg. E pela Qatar (entre Europa-ásia) tá em 23Kg por pessoa. O negócio é cada um levar uma mala grande, só que sair com ela bem vazia. Quando vai em época de inverno isso complica mesmo, pois as roupas são pesadas.
    Acho que é uma forma das cias aéreas arrecadarem um pouco mais, já que as passagens atualmente tem preços bem menores também.

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone,
    Já ouvi falar dos limites baixos nos voo do Oriente. Mas em compensação, possuem tarifas mais honestas, o problema são tarifas altas e limite baixo de bagagem.

    Obrigado pela audiência!!!
    @GusBElli

    ResponderExcluir
  3. Gustavo,
    Excelente post.
    Fica a dica mesmo de olhar tudo antes, e tentar entender o melhor possível.
    No vôo de volta Madrid-Sp minha mala pesou 35 kg. E a Iberia não permitiu nem o pagamento de excesso: eram 32 kg e só. Toca abrir mala e passar coisas pra uma mala de mão. No fim, deu tudo certo. Mas preciso ficar mais atenta na próxima.

    ResponderExcluir
  4. Oi Celinha,

    Terrível esta experiência de arrumar a mala no balcão do aeroporto.
    Complicado, pois cada companhia aerea ou país segue uma norma ou padrão de malas.

    Obrigado pela visita e comentário.
    @GusBElli

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Parabéns pelo post ajuda bastante, ainda mais para iniciantes com eu.. heheh
    Mas só para esclarecer...
    Meu voo iniciou do Brasil até a Inglaterra com direito a 2 malas de 32Kg, então possuo o direito de retornar com 2 malas de 32Kg?
    Minha companhia aerea é a TAM.l
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline

      A regra é que se o bilhete foi de sua origem ao final o mesmo, a tarifa de bagagem que conta é sempre a maior.
      Neste caso de estas de TAM do início ao fim e comprado juntos, sim você terá direito de duas bagagens de 32kg.
      Espero ter ajudado.
      @GusBelli

      Excluir
  6. viajo para alemanha com escala em madri , minha bagagem e entao 2 malas de 32 kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da companhia e do bilhete, ele foi bilhete único? Ou o voo da Alemanha é separado?
      Se for um único bilhete, provavelmente sim 2 bagagens de 32kg.
      Confirme com sua agência, ou a companhai.
      PS; na próxima vez assine.
      @GusBelli

      Excluir
    2. Gustavo na resposta acima vc diz que são 2 bagagens e cada uma pesando até 32kg, é isso total de 64kg??? Pretendo fazer uma viagem pra Orlando onde pretendo fazer comprar pra revender a alguns amigos vc acha que pode estar mais ou menos nessa régra??? Abraço

      Excluir
    3. Oi

      Sim, com bilhete emitido e comprado no Brasil, serão dois volumes de até 32 Kg.
      Boas compras!
      @GusBelli

      Excluir
  7. Gustavo,
    Vou para Toronto, mas pretendia comprar separado Floripa-Guarulhos, para não precisar translado entre os aeroportos (geralmente os bilhetes são pra Congonhas).
    Estamos na dúvida quanto ao retorno. Posso voltar com a cota de 32 x 2 ou ficará a cota nacional?
    Como posso me informar melhor?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila
      Sua lógica está errada, você precisa compra junto o bilhete Florianópolis Toronto, para este estar dentro da franquia Internacional. Eu também realizo o esta conexão de Florianópolis e em caso dee voo internacional eles nos colocam por Guarulhos ou Galeão, para não ter este inconveniente.
      A grande besteira é comprar as passagens separadas, que então até a conexão da volat em caso de atraso você pode perder.

      Boa viagem!!
      @GusBelli

      Excluir
  8. Parabéns! Gostei muito do seu blog.

    Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma "viajada" por lá... é Muita Viagem! =)

    Muita Viagem - blog com relato de viagens

    ResponderExcluir
  9. Oi Gustavo, boa tarde no mês de Abril de 2014, vou fazer uma viagem para Gran Canaria desde Florianopolis, não fica outra que ir em Iberia, vale a mesma regra de 32K, x2 ? ou é só 23K., ou preciso comprar alguma franquia de bagagem. Obrigada. Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria

      Se seu bilhete for único de Florianópolis até Gran canária, que inveja digasse de passagem, sim será serão 2 volumes de 32kg.
      Recomendo o blog da querida Patr´cia o http://turomaquia.com/ que possui dicas das ilhas Canárias.

      Boa Viagem!!
      @GusBelli

      Excluir
    2. Olá Gustavo,
      Comprei as passagens separadas, NVT > GRU pela Gol e GRU > BCN pela Singapore.
      Até ai tudo bem, a dúvida é se estender de Barcelona para Madri através da Iberia nesse mesmo dia logo em seguida a chegada, a Iberia honrará a franquia internacional de um voo vindo do Brasil ou essa franquia expira pelos bilhetes serem comprados separados?
      Um abraço e obrigado pelas informações!

      Excluir
    3. Oi Leonardo

      O voo Barcelona Madri será um voo interno e total dentro da Espanha, importante pesquisar as regras Espanholas, mas acredito ter uma franquia limitada. Pesquise o trem de Barcelona para Madrid vale a pena e não tem limite de bagagem.
      @GusBelli

      Excluir
  10. olá Gustavo,
    Gostaria de saber se existe exigências quanto ao tamanho da mala, pois tenho uma grande.

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Algumas companhias aplicam limitações de tamanho e existem exceções como Pranchas de surf e etc.
    Ideal verificar diretamente com a companhia em que você irá voar.
    @GusBelli

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Vou pra Orlando/Miami pela Gool (smiles) em janeiro. Saio de Vitória-ES -> Rio de Janeiro -> República Dominicana -> Orlando. Assim que imprimi as passagens, levei um susto quando vi que eram 23kg pra cada pessoa! É isso mesmo? Vou ficar 16 dias lá.. só terei direito a 1 mala de 23kg? Isso seria um absurdo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Roney

      Pode ficar tranquilo, para os EUA serão duas de 32 kg despachadas?
      Confirme no site da GOL :
      http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/fazendo-as-malas/Paginas/bagagem-despachada.aspx
      Boa Viagem!
      @GusBelli

      Excluir
  13. Olá Gustavo!
    Recentemente fiz uma viagem em lua de mel para o Chile. No retorno da viagem, efetuei uma compra no free shop em São Paulo. A "bronca": como não fui informado sobre as regras de peso de bagagem na compra da passagem, como também não há alguma informação no próprio bilhete especificando algo sobre isso, certifiquei-me com um funcionário da empresa da TAM, antes de concluir a compra, qual era o limite de peso permitido. Ele olhou minha passagem, e garantiu que eu tinha direito a duas bagagens de 32 kg. Para minha surpresa e infelicidade, no momento de despachar a bagagem fui informado pela atendente da TAM que meu limite de peso tinha sido ultrapassado. Resumindo, paguei uma fortuna de excesso de peso. Tenho como reaver essa cobrança do excesso, já que não fui devidamente informado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Paulo,

      Estas compras no Duty Free causam bastante confusão, sempre vejo este bate boca nos check-ins.
      Você realizou um protocolo de reclamação na companhia?
      Sugiro entrar em contato com a ANAC.
      Boa sorte!
      @GusBelli

      Excluir
  14. Paulo, eu vou para o Chile no próximo mês e estou bem preocupado com o excesso de peso, desculpa perguntar mas qual valor você pagou a mais? quantos kilos vc trouxe além da franquia permitida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raiane
      O custo do peso vária de acordo com a tarifa. No site da TAM você pode adquirir uma volume extra , nela você poderá ter noção preço por quilo.
      Att,
      @GusBelli

      Excluir
  15. Ola...vou para Alemanha pela Iberia, minha origem e brasil....sao 2 malas de ate 32kg? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Sim se o bilhete/passagem é amesma do Brasil até a Alemanha sua franqui será de dois volumes de 32kg.
      Bons voos
      @GusBelli

      Excluir
  16. Oi eu vou para o canada na proxima semana o limite é duas malas com 32kg eu posso levar so uma mala que pesa 60 kg?
    Andre

    ResponderExcluir
  17. oi.... vou para toronto na proxima semana o limite é duas malas de 32kg eu posso levar so uma mala grande de 60kg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Existe um limite de peso, senão vira carga, e você não pode estrapolar e somar as bagagens.
      @GusBelli

      Excluir
  18. Ola Gustavo!

    Estou em Londres, mas em maio retorno ao Brasil. Ando meio confuso sobre qual
    companhia escolher para comprar meu bilhete devido ao limite de bagagem. Preciso de
    uma ajuda, urgente!!

    Meu bilhete sendo emitodo no Brasil (isso eh possivel?) me dara direito a duas bagagens de 32kg??
    Pois a maioria das cias me dao a opcao de 1x 23 ... eh muito pouco, nao sei bem oq faco!

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eric

      Não conheço as leis britânicas, mas se você adquirir no Brasil um voo internacional, seu direito é de 2 volumes com 32kg.
      Entre em contato com alguém da TAM (por exemplo) e questione.

      Boa sorte!
      @GusBelli

      Excluir
  19. Ola Gustavo!!!
    ..Vou aos EUA em Maio e na volta meu voo sera ORLANDO X RIO.
    Assim, gostaria de saber qual é franquia de bagagem operada pela GOL?Alguem que voltou
    dos EUA poderia me ajudar?Pois no site fala que na area da AMERICA DO NORTE voos partindo do Brasil sao 2 x 32kg; e partindo de outros paises será 1 x 23kg somente.
    Liguei para a Gol e a atendente disse que era 1 de 23 kg.
    Depois liguei novamente e uma outra me informou que voos entre EUA e Brasil seria 2 x 32kg mesmo.

    Mas fiquei confusa e nao sei ao certo.Nao gostaria de ter surpresas na hora do embarque.
    23 kg voltando dos EUA é praticamente impossivel!!!!!

    Grata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana

      Nunca fui para os EUA de GOL, mas pela a ANC este voo deve ser duas de 32Kg.
      Espero ter ajudado.
      @GusBelli

      Excluir
  20. Olá, gostaria de saber se de uma viagem internacional da Tam saindo da Europra para o Brasil, posso levar uma mala a mais de 32kg ou seja levar as duas permitidas de 32kg e mais uma, se sim, é apenas cobrado o valor de uma peça que no caso seria de 120 libras? preciso comprar essa bagagem extra antes de embarcar ou pode ser feito na hora do embarque?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor entre em contato direto com a Tam, seu caso acredito seguem as regras do país emissor da passagem.
      Bom vôo
      @GusBelli

      Excluir
  21. E a tal Convenção de Varsóvia? Ela obriga para diversos paizes 2 malas de 32kg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, mas não saberia responder.
      @GusBelli

      Excluir
    2. boa tarde, gostei das suas informações, e me interessei em tirar uma duvida.

      Compramos passagens para uma viagem pela Europa, São Paulo - Barcelona, e depois obviamente, Barcelona - São Paulo, pela Britsh, na ida, chegamos a Heathrow em Londres as 7 da manha, e nossa conexão para Barcelona é as 16 horas, em outro aeroporto, o Getwick. O que pensamos é em não ir a Barcelona, e não fazer o traslado ate o Getwick ja que esta despesa é por conta do passageiro, e assim, aproveitar a viagem desde Londres, fazendo Londres, paris, e ao final, indo ate Barcelona onde se pegaria o avião de volta ao Brasil.
      então surge a duvida: neste caso será apenas possível se for com bagagens de mão ? ou na hora de mudar de avião e aeroporto la em Londres eles entregam as bagagens aos passageiros e então estes ao chegarem no Getwick fazem novo despacho ? neste caso então ficaria tranquilo pois pegaria as bagagens e no Show para barcelona, rumando direto para o Hotel.
      mas se as bagagens despachadas aqui em São Paulo somente serão entregues em Barcelona, nao sobra outra alternativa, senao, ou levar bagagens de mao e descer em Londres, ou entao planejar a viagem a partir de Barcelona, neste caso, Londres estaria praticamente excluida do roteiro.

      Excluir
    3. Oi Octacílio

      Acredito que diferente dos EUA onde na chegada temos q pegar a bagagem e redespachar, na Europa sua bagagem será despachada até o destino final.
      Além disto sua entrada através da imigração Inglesa desta forma seria difícil de explicar, Londres é uma das mais exigentes Alfândegas. Entre em contato com o pessoal da British.
      Depois conta qui para gente, fiquei curioso.
      @GusBelli

      Excluir
  22. Boa noite,triste saber que uma empresa aérea não tem respostas pra perguntas de bagagens.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,vc sabe me informar se pago extra em São Paulo de novo, vou sair de Toronto vou pagar extra nas bagagens.A Tam não soube informar , que absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro

      Se o bilhete é único, desde o Canadá segue com a franquia Internacional, mas se comprou voos separados o vôo do Brasil utiliza franquia nacional.
      @GusBelli

      Excluir
  24. Ola...gostaria de uma informação sobre viagem nacional, estarei viajando com minha esposa e filha (criança de colo no colo), e não sei qual o numero de bagagens que posso levar, sei que a minha filha não tem direito ao peso de 23 kg de bagagem e que pode levar o carrinho de bêbê dobravel....gostaria de saber se posso levar a cadeira de bebê, utilizada em veiculos, como bagagem, ou se é apenas dois volumes no maximo???obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi

      Coincidentemente esta semana farei a primeira viagem com meu pequeno, e somente devemos levar o carrinho dobravel. O bebe conforto estou alugando no destino.
      Acredito ser um volume a mais.
      @GusBelli

      Excluir
  25. Oi Gustavo,

    Você meio que já respondeu essa pergunta umas 30x aqui,rs,mas queria confirmar.
    Vou pra Amsterdam em agosto,comprando a ida e volta junto voando British Airways e fazendo conexão em Londres.
    No trecho Rio x londres tenho direito à 2 malas de 32kg.Mas e no trecho londres x amsterdam? 2 malas de 32kg?ou tenho que pagar o excesso?

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe

      ë um bilhete único ou você comprou separado este voo Londres Amsterdã?
      Se único 32kg do início ao fim, se for separado, a partir de Londres você segue a franquia deste voo, alguns voo internos na Europa a bagagem é paga separadamente.
      @GusBelli

      Excluir
  26. Olá!
    Estarei viajando para Lima, Peru, e não consegui informações sobre o peso da bagagem despachada, podem me ajudar?
    Edy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edy

      Acredito que utilize a franquia de 23kg, igual a este meu problema do Chile.
      Entre em contato com a companhia.
      @GusBelli

      Excluir
  27. Olá, antes que nada agradeço seu post muito esclarecedor, mais ainda tenho duvidas.
    Eu sou brasileira vivo no México e viajo ao Rio,GIG daqui ao Rio a Aeromexico me permite levar duas peças de 32k cada uma e do Rio vou a Sao Paulo, Guarulhos mais a Gol me disse que é 1 peça de 23 K ,o que prevalece neste caso a quantidade daqui do Mexico ou do voo nacional?Os voos comprei separados, aqui primeiro e logo a do RIOXSP obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Teu voo do Rio para Guarulhos seguirá a franquia brasileira de 23kg, você adquiriu um voo interno.
      Este teu voo México Brasil usaras a franquia da Aeromexico para os mexicanos.
      @GusBelli

      Excluir
  28. Boas as dicas sobre bagagem. Vou para a Europa em outubro. Gostaria de dicas sobre um bom seguro viagem. Obrigado e abç, Leandro

    ResponderExcluir
  29. Olá Gustavo, gostaria de saber se os voos da Finlândia para Brasil pela KLM também seguem as mesmas regras de bagagens 2x32kg ? tenho uma filha que mora lá, e sempre que ela vem ou eu vou para lá, temos o mesmo problema de bagagens, não querem aceitar. Desta vez levei impresso a regulamentação de bagagens que tirei do site da KLM e deu certo, mas não sei se serve para os voos vindos de lá. No bilhete da minha filha (comprado lá) estava escrito 2PC, mas não dizia se o peso poderia ser de 32kg. Atenciosamente, agradeço desde já pela dica!

    ResponderExcluir
  30. Olà Gustavo, estou saindo de Roma com airfrance e posso levar 1 mala de 23 kg, mas posso pagar para levar uma outra mala, assim saio com 2 malas de 23 kg. Faço Roma x Rio xVitòria. Minha dùvida è se a Gol (Rio x Vitoria) aceita essa mala que jà paguei. Grato.

    ResponderExcluir
  31. Oi João

    A Gol irá aceitar sua franquia internacional se seu bilhete estiver até o destino final, se você emitiu em separa esta passagem pra Vitória sua franquia é somente 1 volume de 23 kg.
    @GusBelli

    ResponderExcluir