segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pegando uma praia na Sibéria

34ºC em pleno verão da Sibéria


Chegar na Siberia e cozinhar com 34ºC é algo inimaginável, tudo que se vem a mente sobre a Sibéria é congelante. A parte boa e louca disto tudo foi descobrir a existência de praia na região.
Após 20 horas no trem desde Ecaterimburgo, chegamos em Novosibirsk. Chegar na Sibéria é algo que soa muito diferente, no imaginário, uma região desabitada, com malucos que vivem na região mais fria do mundo. As primeiras imagens, eram casinhas como esta perdidas no nada, pequenos povoados. Pastos vastos, mas sem animais.

Ao aproximarmos de Novosibirsk, nosso destino, a paisagem vai mudando, apareceram vilas maiores, rios e lagos. Em alguns pontos avistamos pessoas fazendo piquenique e nadando.





Então na ponte sobre o Rio Ob observamos esta mutidão, num parque a beira do rio.
Multidão na praia de rio em Novosibirsk
Desembarcamos na estação de Novosibrisk, às 19 horas, com um sol ainda muito alto e incríveis 34ºC. Nesta região, no verão o sol de põe próximo à meia noite.

Saímos do trem, carregados, num calor Sudanês em plena Sibéria. Pegamos um táxi e rumamos direto para o Hotel. Check- in pronto e as malas no quarto, pegamos informações na recepção e partimos para a praia indicada. Em poucos minutos já estávamos dentro de outro Táxi em direção à praia.
 
Depois de alguns minutos de tensão no táxi, o motorista não parava de falar ao telefone, dirigia como um doido, fora o detalhe que o carro era mão inglesa (volante ao contrário), mas o trânsito não era em mão inglesa!! Táxi com fortes emoções!! Depois de uns 15 minutos chegamos ao "Star Holiday Park" (Tradução livre do Russo), uma zona de bares a beira do lago formado pela represa do Rio Ob, que eles chama de Mar de Ob.

O taxista nos largou na guarita da entrada e seguimos o contra fluxo dos pedestres, pois eram 21 horas.

Finalmente a praia, para a maioria dos Brasileiros isto é até um crime ser chamada de praia, mas para o cidadão da Sibéria é um paraíso


Barraca de Pipoca na praia

 



O Star Holiday tem uma boa estrutura de barracas e bares, infelizmente chegamos num horário de clima de fim de festa.
 
Apesar da hora, o sol estava alto e preparava um belo Sunset. Não deixei de dar um mergulho no Mar de Ob, água não estava muito fria e foi um banho muito agradável. Tomar uma cervejinha a beira da praia na Sibéria, nem nos meus sonhos mais loucos imaginaria algo assim.
Mergulho na Sibéria
Sunset no Mar de Ob
#Ficaadica na Sibéria no verão leve sunga ou biquíni.

Era somente nosso primeiro dia de Sibéria e foi inusitado.

CONTINUA...

7 comentários:

  1. A transiberiana está subindo muitos ptos na minha listinha. Realmente Sibéria só nos faz lembrar frio, mas também peguei + de 30 no círculo polar ártico na Finlandia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flora
      Muito do bacana da Transiberiana, foi descobrir que não sabia nada sobre os locais de que estava conhecendo. A quebra da ignorância é algo muito legal.
      Mas não precisava estar tão quente em Novosibirsk.
      :)

      Excluir
  2. Isso aí está parecendo o Canadá no verão (risos)...
    Qualquer pedaço de areia com agua, vira praia :) ... a gente que fica mal acostumado com praia lindonas na "esquina" de casa, né?
    Mas vem cá, beber cerveja e não vodka??? Como assim? ;)

    Ah sim... os Russos no Canadá são famosos por nadar nos lagos e rios até antes da primeira nevasca, eles bebem uma dose de vodka e pulam na agua (até canadense acha isso doidera mesmo ahahah)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirella

      O clima no Canadá e da Sibéria devam ser bem próximo, e eles vivem as mudanças da Natureza intensamente. Sempre imaginei um mergulho no Pacífico em Vladivostok e o no lago Baikal, mas este no Rio Ob foi inusitado. Em Vladivostok estava mais frio que na Sibéria e não consegui.
      34ºC não tem como beber Vodka é cerveja mesmo, mas as doses de vodka iam com moderação, senão sai da casinha.
      Frio é relativo e psicológico

      Excluir
    2. Na vdd a Vodka na Rússia é servida geladinha, então daria pra tomar tranquilo kkkkk

      Excluir
  3. Também sempre imaginei a Sibéria como aquele lugar ultra frio lá no fim do mundo, mas isso foi sem pensar muito bem, pois verão sempre faz um pouquinho... Mas eu nunca imaginaria 34ºC!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena

      Legal você por aqui, bem vinda!!

      Foi bastante diferente este calor, nossa sorte e que somente poucos dias foram este calor, porque viajar nos extremos é puxado e o povo russo não é dos mais cheirosos kkk.

      Obrigado!!

      Excluir