quinta-feira, 21 de junho de 2012

Trem entre Moscou e São Petersburgo

O combinado Moscou- São Petersburgo é o principal destino para os visitantes da Rússia. A pergunta de como ir de Moscou à São Petersburgo sempre aparece quando se planeja essa viagem. Para nós Brasileiros que não somos acostumados e não temos um serviço de trem, acho que a melhor opção é ferroviária. 
 
A ponte aérea entre ambas as cidades também possui valores interessantes, mas todos os aeroportos de Moscou estão à 1 hora e meia do centro da cidade, o que deixa menos interessante esta opção. Outro problema são as revistas super minuciosas nos aeroportos devido ao risco de atentados, como aconteceu em 2011 no Aeroporto de Domodedovo. Uma dica para aqueles que preferem transporte aéreo é escolher entre as companhias aéreas S7, TransAero e AeroFlot que fazem parte da IATA e respeitam as regras internacionais de aviação.
  
 A opção ferrovia é super tranquila pela localização central. Existem dois tipos de trem entre Moscou e São Petersburgo, o trem convencional com duração de aproximadamente 8 horas, ou o Sapsan o trem rápido onde a viagem dura aproximadamente 4 horas.

As estações ferroviárias Russas possuem uma estrutura ampla, com amplos saguões e guichês. Com vários mostradores com horários de chegadas e partidas, mas que você não entenderá nada hehe (Mas depois explico como entender). Dentro da estação, o vai e vem é intenso, mas com soldados por todos os cantos cuidando da segurança. Outra vantagem é o  free WIFI dentro dos saguões. As estações lembram grandes terminais de ônibus das cidades brasileiras, com lanchonetes de qualidade duvidosa, lojas de CD/DVD, bugigangas e souvernirs. O que mais me surpreendeu foi ouvir Michel Teló em uma loja de CD/DVD em São Petersburgo pragamusical.
Uma curiosidade é que todo o sistema de trens na Rússia segue o horário de Moscou, então se você comprar uma passagem em Vladivostok na Sibéria lembre de adicionar os 7 fusos horários. Vai entender, é complicado, é coisa de russo, mas é um dos cuidados para quem rumar para o leste da Rússia.
Na Estação de São Petersburgo havia este painel com toda a linha ferroviária russa, com trens para os destinos diversos na Europa como: Kiev, Helsinki e Berlim,  ou para o oriente como Pequim, Mongólia e Vladivostok no fim da Trans Siberiana a mais de 9000 KM de distância e 7 fusos horários a frente. Literalmente abraçando o mundo com a ferrovia.
 
Em ambas as estações havia em destaque, grandes bustos em bronze. Na estação em Moscou o homenageado era Lenin, e em São Petersburgo era Pedro o Grande.
 
Nossas escolhas foram o trem convencional na ida, saindo às 23:55h de Moscou e chegando pela manhã aproximadamente as 8:00h em São Petersburgo. E na volta o trem rápido que saía as 19:30h e chegava em Moscou às 23:35h.
As passagens de trem na Rússia podem ser compradas e emitidas somente 45 dias antes da viagem. Fizemos a compra e emissão das passagem pelo site www.russiantrains.com . Você faz tudo direto pelo site em Inglês, somente será necessário o número dos passaporte e um cartão de crédito. O custo de nossas passagens por pesssoa foi de 140 dólares o trem convencional com cabine e uma refeição, e 110 dólares o trem rápido. Os valores variam conforme devido procura, horário e o câmbio, são em Rublos e convertidas para o dólar.
Depois de comprada as passagens, você precisa imprimí-las com o código de barras, ter o passaporte em mãos,  e seguir para o seu vagão. Na porta, um funcionário confere os documentos e passagem e a atendente do trem o leva a sua cabine ou poltrona.
Verificação de passagem e Documentos
Nosso trem era o 2, saindo da plataforma 3
Para localizar seu trem na estação você precisa decorar o número do trem e verificar num dos letreiros qual plataformas será o embarque. Você deve chegar uns 20 minutos antes da hora da partida, pois os russos são pontuais. Existe uma lenda que  quanto mais pontuais forem os trens, maior o salário dos funcionários, então não marque bobeira.
No trem convencional da ida, como estávamos em quatro escolhemos uma cabine para 4 pessoas de segunda classe, que incluía uma refeição. Existem cabines duplas para casais, mas são mais difíceis de conseguir, ou então cabines compartilhadas. A cabine tem dois beliches com uma mesinha no centro.
Achamos o vagão limpo e confortável, nossa cabine estava super organizada, com quatro garrafas d'água e bases para as canecas, que com o trem em andamento serviam café e chá. A refeição de bordo da cabine era uma maletinha com pães, frios (queijo e salames) e geléia, uma porção bem servida. E apesar do frio polar que estava fora, ficávamos de camiseta dentro do trem.
O trem possui um vagão restaurante, com lanches e bebidas. Como estávamos preparados e ninguém é de ferro, compramos cerveja e refrigerantes no vagão. Mas o refri foi somente para animar com a Vodka que veio na mala.
Os corredores não são muito amplos, mas vale um passeio pelos os vagões. É fascinante observar pessoas e famílias de diversas etnias, cada qual curtindo a viagem de sua forma. Nosso vagão possuía 7 cabines de 4 passageiros com dois banheiros, que durante a viagem toda permaneceu em boas condições.

Nossa chegada pela manhã em São Petersburgo foi bem bonita e muito fria, vimos o nascer do sol na plataforma congelada.  Adoramos! Afinal, saímos de casa para fazermos algo diferente e único.
Sol nascendo na plataforma
Visual na plataforma em São Petersburgo
Ao desembarcar verifiquei que os trens da plataforma estavam literalmente congelados, fiquei imaginando viajar pendurado num deste como muitos soldados e refugiados fizeram durante a Segunda Guerra Mundial ou a Grande Guerra Patríotica como é conhecida pelos russos.
Todos nós concordamos que a noite de sono fora razoável, e que repetiríamos sem problemas. Para mim que nunca havia passado a noite em um trem, foi uma experiência muito legal, e que servirá de base para  planejamentos de futuras viagens.
Plataforma de chegada em São Petersburgo

Letreiro informando as Chegadas

O belo Sapsan e o Belli :)
Após passarmos uma noite em São Petersburgo voltamos para Moscou às 19 horas no Sapsan,  o trem de alta velocidade do consórcio Russo com a empresa alemã Siemens. O nome Sapsan é falcão pelegrino em russo, uma bela homenagem a um símbolo local. O trem rápido além de ligar Moscou à São Petersburgo, faz a ligação com Helsinki na Finlândia. A velocidade do trem é pode chegar a 250 Km/h. Nos vagões há um informativo com a velocidade, temperatura e hora, que durante nossa viagem a velocidade chegou a 238 km/h.

O Sapsan é um trem moderno, confortável e design muito bonito como todo trem de alta velocidade. Eles possuem 10 vagões, sendo 2 vagões de primeira classe e  8 vagões de segunda classe. Viajamos nos vagões de segunda classe,  as poltronas eram confortáveis, mas não reclinavam muito, pegamos um conjunto de 4 lugares com mesa no centro. As tomadas eram somente no final dos corredores. A internet WIFI é gratuita por 30 minutos.



Cubinha da volta
Nosso trem era no fim de tarde e então acompanhamos o Pôr do Sol nas paisagens, que misturavam neve e o sol se pondo, realmente fantástico.

 
Outra paisagem que me chamou atenção tanto no trem da ida quanto da volta foi uma Usina Nuclear próximo a São Petersburgo, logo vem a memória Chernobyl sinistro.
Usina Nuclear na ida
Usina Nuclear na volta com o pôr do Sol.
A viagem foi tranquila, em aproximadamente 4 horas estávamos novamente em Moscou.
Chegada na Estação de Moscou

Vai a São Petersburgo veja as dicas do que fazer na cidade no post:
Turistando por São Petersburgo
Procurando dicas da Rússia veja este outro post com dicas de alimentação na Rússia:

Ou passe no Viaje na Viagem que o Riq Freire uniu os Blogs que vistaram a Rússia num Post:

ACOMPANHE OS RELATOS DA VIAGEM COM O TREM TRANSIBERIANO:

65 comentários:

  1. Nossa, adorei, super explicadinho! (afinal , tanto se fala do transporte e idioma na rússia que dá até insegurança de se "perder" no processo).

    Só faltou uma info: o preço médio das passagens! Você se importaria de compartilhar? Fiquei curiosa, e assim já fico sabendo se é uma opção que cabe no orçamento, pois estes destinos estão cogitados para a próxima trip. ;-) (dependendo do $ só um deles..)

    Gostei da idéia do trem noturno, no fim me pareceu mais agradável que o trem-bala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone,

      Sim foi falha minha, então gastamos 110 dólares a passagem do Sapsan (Rápido) e 140 dólares o trem convencional.
      Irei adicionar ao post,

      Obrigado!!!

      Excluir
    2. Esse valor é por pessoa? e obrigada por enquanto!

      Excluir
    3. Valor por passageiro.
      Já coloquei a informação no texto.

      Valeu e boa viagem!!
      :)

      Excluir
  2. Adorei esse post e dicas! Tenho sonho de fazer a transiberiana e o post deu um leve gostinho de como deve ser! E muito bom saber que é tão viavel viajar de trem entre as cidades para não ter que usar só o avião por lá (ainda mais os russos! rsrs)
    Favoritado! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guta,

      Sim, sempre muita calma e tempo, mas o russo não é tão russo. Moscou e São Petersburgo são mais tranquilas na questão do inglês, o restante da Rússia é mais raro encontar pessoas que falem inglês.
      Também pretendo embarcar na Trans Siberiana, mas irei com meu irmão que se vira em Russo.

      Boas Viagens!!!

      Excluir
  3. Ai que vontade que dá! E ainda mais depois de ver tudo explicadinho, mostrando que não é um bicho-de-sete- cabeças.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gustavo
    Fui eu que deixei a dúvida sobre as companhias aéreas russas no Viaje na viagem.
    Adorei o post. Você me ajudou muito.
    Havia pensado em viajar de trem de São Petersburgo para Moscou, mas li, em algum lugar, que teria que trocar o e-ticket pelo bilhete na estação. Fiquei com medo por causa do idioma.
    Agora, sabendo que posso emitir a passagem pelo site, deu coragem.
    Vou pesquisar os horários do Sapsan
    Obrigada.
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana
      Antes sim havia de emitir os bilhetes nas cabines. No sistema atual é somente necessário imprimir a passagem pelo site com os datos igual ao do passaporte.

      O Sapsan é 10, conforto e prático.

      Boa Viagem!!!

      Excluir
  5. Ah, você pode dizer em quais hoteis se hospedou em São Petersburgo e Moscou?
    Obrigada mais uma vez.
    Mariana

    ResponderExcluir
  6. Mariana,

    Em Moscou fiquei na casa de meu irmão que mora lá, mas ele recomenda o Mercure Arbat.
    Em São Petersburgo ficamos no excelente Golden Triangle Hotel que fica no Boulevard Nevsky Prospect , está uma localização perfeita, perto das igrejas principais e do Hermitage, fizemos quase tude a pé.

    Boa Viagem

    ResponderExcluir
  7. Olá Gustavo.
    Muito legal a página. Deu para ter uma boa noção. Parabéns.
    Só gostaria de tirar uma dúvida. Qual cia aérea vocês pegaram para ir para lá? Desceram em Moscou, mesmo? Estava vendo pela TAP, saindo daqui do Rio de Janeiro, e por ela a viagem nunca termina! Faz uma "pequena" volta ao mundo. :)

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme

      Já estive duas vezes na Rússia, esta logistica para chegar lá é demorada mesmo. Fui uma vez por Madrid de Iberia e até Moscou de S7, e na última vez de TAM até Frankfurt e de lá até Moscou de Lufthansa. Se fosse optar, eu iria sempre por Frankfurt, a viagem é mais curta e Lufthansa TAM melhores do que Iberia S7.
      Não sei se era sua dúvida, qqer coisa é só perguntar.

      Boa Viagem!!

      Excluir
  8. Oi Gustavo.
    Eu e minha esposa estamos pretendendo ir à Russia no início de fevereiro. Que é frio, eu já sei. ahahahha mas qual a temperatura média nessa época do ano lá? Vale a pena visitar essa época? Mesmo com neve dá para aproveitar as cidades (Moscou e São Petersburgo)?

    Obrigado pela gentileza mais uma vez.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Desculpa, Gustavo. Esqueci de te perguntar mais uma coisa. Em relação a segurança? Como é lá? É tranquilo andar nas ruas com uma filmadora na mão, por exemplo? Eu sei que parece piada um carioca fazer essa pergunta, mas é sempre bom a precaução. :)
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme,

      Fevereiro é bastante frio, algo entre -5ºC -10ºC constante, minha sugestão passe numa loja de equipamentos de aventura/alpinismo e compre uma malha e uma calça/ceroula témica, eleas possuem um tecido tecnológico que mantém a temperatura do corpo e não ocupam espaço e você poderá usar até sua calça jeans normal de usá-la. Indispensável uma bota e para sua esposa um bota Ugg. Lá existem para vender palmilhas de pele de camelo, que deixam o sapato isolado do solo, muito boas também.
      Peguei em Março deste ano uma temperatura semelhante, eu achei super normal, não deixamos de fazer nada e a cidade é muito mais bonita. Outra grande vantagem que em temperaturas baixas não chove, somente neva e não ficamos tão imundo. Pegamos nevasca forte em St. Petesburgo é lindo, tem algumas fotos neste post: http://viajarepensar.blogspot.com.br/2012/04/neve-fascina.html
      Segurança em St. Petersburgo existe os batedores de carteira, como em toda cidade turistica, mas o clima e o astral é muito seguro, não assalto só oportunistas. Em Moscou é seguro e tem políciais até demais nas áreas turísticas. A lei Russa é muito dura.
      Só não pode dar bobeira, mas eu viajo com bastante equipamento fotográfico, IPhone e Ipad e não achei perigoso.
      Abraço e boa viagem. Disponha.

      Excluir
    2. Obrigado pela gentileza, Gustavo.
      Abração

      Excluir
  10. Oi Gustavo, então em abril, o clima estará mais ameno, será que chove? Quantos dias em cada cidade? qual delas vc gostou mais? Sei q deve ser difícil, mas se vc tivesse q escolher, não tivesse seu irmão morando em Moscou, é claro... :-)
    Obrigada, estou programando ir com 02 amigas no meio de abril.
    Wilde

    ResponderExcluir
  11. Oi Wilde

    Quanto ao clima fomos a St. Petersburgo na primeira semana de abril e estava bastante frio e nevou bastante, deu para notar pela fotos deste post :)
    A primavera na Rússia é algo relativo, esquenta somente em maio e deve chover um pouco mais.
    Se fosse programar hoje seriam 3 dias completos inteiros em cada cidade, ficamos somente dois dias em St. Petersburgo e caberia mais uma dia, é uma cidade mais fácil ao turismo do que Moscou.
    Moscou é grandiosa e tem bastante coisa interessante.
    Qqer coisa é só perguntar.

    ResponderExcluir
  12. Oi Gustavo!!
    Adorei o post!
    To com passagens compradas para a Rússia e as dicas estão me ajudando bastante! Agora só falta decidir se pego o trem noturno ou o trem mais rápido...
    Tava pensando em ficar 3 dias em Moscou e 4 dias em São Petersburgo. O que acha? Há alguma cidade nos arredores que vc acha imperdível?
    Bjs, Anna

    ResponderExcluir
  13. Oi Anna

    Sem duvidas iria no trem noturno, é muito semelhante aos da Transiberiana, vai dar um gostinho de querer mais, muito confortável e mais russo, o Sapsan é excelente, mas é um trem bala.
    De Moscou a St. Petersburgo não, mas nos arredores de Moscou tem muita coisa, não deixe de ir no Museu do Cosmonauta e o da Grande Guerra Patriótica
    Qual mês vcs vão ?

    @GusBelli

    ResponderExcluir
  14. Oi Gustavo,
    Boa noite, adorei tudo que você escreveu, realmente você conseguiu me deixar mais ansiosa para minha viagem a Rússia, estou com passagem comprada para final de junho, e vou a Moscou e St. Petersburgo. Vou de Sapsan entre as cidades, só posso comprar com 45 dias de antecedência é? Quais dicas você me dá das duas cidades? Restaurantes? Espetáculos? Museus? Ficarei 5 dias em cada cidade! É o suficiente? Nossa acho que te enchi de perguntas? Se puder me ajuda?! Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ???(assine na próxima vez)

      Sim no Russian Trains abre somente a venda 45 dias antes.
      Restaurante e comidas fiz este outro post:
      http://viajarepensar.blogspot.com.br/2012/05/strogonoff-e-outras-delicias-na-russia.html
      Shws Bolshoi é muito legal e marcante.
      Musseus tb deixo algomas sugestões neste outro post:
      http://viajarepensar.blogspot.com.br/2013/03/moscou-inverno-ou-verao.html
      Sim 5 dias é bem tranquilo.
      Boa Viagem
      @GusBelli

      Excluir
  15. Oi Gustavo.
    Existe trem ou mêtro do aeroporto para o centro de Moscou? Devo ficar no Ibis. Já viajei de trem ano passado de Hamburgo, Berlin, Dresden, até Budapeste. Será que é o mesmo sistema de compra de bilhetes ou em Moscou é mais complicado? Porque devo ficar 2 dias e ir pra St. Petsburg. Tendo mais duvidas vou de escrever. ok!
    Obrigado.
    Rogério

    ResponderExcluir
  16. Oi Rogério

    Sim tem um trem Expresso de dentro do terminal do Domadedovo até uma estação no centro de Moscou. Leva 25 minutos e tem free Wifi , na estação central terá conexão com Metro.
    Usei uma vez e foi tranquilo.
    Pode ir perguntando, estou viajando e posso demorar a responder, mas vou respondendo.
    Abraço
    @GusBelli

    ResponderExcluir
  17. OI, espero q vc n demore p me responder...embarco dia 7...
    Seguinte, ontem comprei meus tickts pela trains russia. com, e recevi 2 emails, um com o trecho da volta, tdo certinho, e outro email alegando que me trecho de ida não tinha mais lugar no trem, e "por favor escolha outro trem".
    Ok, escolho, mas como??
    Eu ja paguei no visa, ambos, entaõ, n sei o q fazer...
    Os trechos são de Moscow/St peter/Moscow.
    Meu email é jj.janaina@gmal.com
    Porfavor, preciso de ajuda.Obrigada.
    JANA

    ResponderExcluir
  18. Olá Gustavo! muito legal o seu post. Meu marido e eu estamos planejando ir para Moscou e St Petersburgo no início de novembro. Sei que vai estar muito frio mas você acha que com disposição dá para curtir? Só temos férias neste mês e não queríamos perder a oportunidade de conhecer Moscou e St Peterburgo. Vi que só amanhece em torno das 9 da manhã e anoitece às 17:30. Nossa idéia é 5 dias em Moscou( 1 deles indo a uma das cidades do anel de Ouro ) e mais 5 em St Peterbugo. Ob rigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  19. Gente, aquilo dali não é usina nuclear, não! Usina nuclear não faz fumaça daquele jeito... acreditem se quiser, é o tipo de geração de energia que menos emite CO2 (menos até do que a solar ou a eólica! sério!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo sou do Rio de JANEIRO e pretendo viajar a MOSCOU E StPETERBURGO no mes de outubro,atemperatura nesta época é muito baixa? e por favor qto ao visto?e qual hotel bom e centralizado em moscou vc me sugere. obrigado
      Ademir

      Excluir
    2. Oi Ademir

      Quanto ao tempo com certeza estará frio para os padrões cariocas.
      Não existe necessidade de visto para Brasileiros em turismo pela Rússia, somente apresente o passaporte com 6 meses de validade.
      Em Moscou sugiro o hotel Mercure Arbat que tem boas referências.
      Em Saint Petersburgo sugeri aqui neste outro post:
      http://viajarepensar.blogspot.com.br/2013/05/turistando-por-sao-petersburgo.html
      Boa Viagem!!
      @GusBelli

      Excluir
  20. Olá Gustavo. Primeiro agradecer pelas informações. Como nos ajuda a diminuir nossos temores quando vamos a terras estranhas. Não entendi uma coisa: eu não posso comprar passagens de trem de moscou para são petersburgo no guiché da estação lá em moscou?
    Ivanildo José

    ResponderExcluir
  21. Gustavo, esqueci uma pergunta: você falou que não se entende os letreiros nas estações de trem. Você então acrescentou " Com vários mostradores com horários de chegadas e partidas, mas que você não entenderá nada hehe (Mas depois explico como entender)". Não encontrei onde vc explica como entender. Pode explicar. Obrigado novamente.
    Ivanildo José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivanildo

      Sim é possível comprar o bilhete na estação, no horário comercial das 9-17h existe um suporte em Inglês ao turistas, em ambas das estações no setor de informações turísticas. Mas existe o risco de não ter passagem.

      Para tirar a dúvida do Mostrador/Letreiro :
      " Para localizar seu trem na estação você precisa decorar o número do trem e verificar num dos letreiros qual plataformas será o embarque. "

      Boa viagem!!
      @GuusBelli

      Excluir
  22. Olá, Gustavo! Tudo bem?!
    Estou com uma viagem pra europa marcada entre novembro e dezembro... Nos meus planos estarei em Moscou do dia 28 de novembro a 02 de dezembro... Queria saber se o frio estará suportável e se seria possível ir e voltar em são petesburgo no mesmo dia. Muito obrigada, Thais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais

      Frio provavelmente, final do outono quase inverno é certeza de frio. Eu sou suspeito mas acredito ser bem suportável, a estrutura deles ao frio é excelente.

      Veja isso: www.viajarepensar.blogspot.com.br/2013/03/moscou-inverno-ou-verao.html

      Não recomendo este bate volta, seria muito corrido.
      @GusBelli

      Excluir
  23. Olá bom dia Gustavo, vou para Moscovo e S. Petersburgo dia 15 e queria saber se é necessário algun visto proprio para ir a S. Petersburgo porque eu só tenho visto para a Russia.

    obrigada

    joão gomes

    ResponderExcluir
  24. Oi JG

    Para os Brasileiros não existe a necessidade de visto para viagens para a Rússia.
    Para cidadão de países que necessitam de vistos acredito que o visto é válido tanto para Moscou como St. Petersburgo, pois você não irá sair de dentro da Rússia.

    Boa Viagem!!
    @GusBelli

    ResponderExcluir
  25. Ola a todos! Sou russa, moro em Moscou e trabalho como guia turistico. Falo portugues e ingles. Se alguem precisar de servico de guia e acompanhamento nos lugares turisticos, ajudo a vcs com muito prazer!
    Atensiosamente,
    Olga
    Meu email olinha@list.ru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olga...to preparando uma viagem a Moscou e São Petesburgo para o mes de fevereiro/14....porém...nada falo além do português...fiquei + tranquilo vendo que vc fala nossa lingua e trabalha na area de turismo...com certeza vou precisar de seus serviços... pode me dar algumas informações a respeito de seus serviços, custo etc....para o acompanhamento e informações do quanto vc pode nos acompanhar ? J.Carlos/Curitiba/Pr.

      Excluir
    2. Bom dia J. Carlos
      Não conheço a Olga, ela somente realizou um comentário no Blog, não possuo nenhum vínculo com a mesma.
      O ideal é entrar em contato por email diretamente com a Olga olinha@list.ru

      Boa Viagem!
      @GusBelli

      Excluir
  26. Oi Olga

    Bom saber, boa sorte!!

    @GusBelli

    ResponderExcluir
  27. Ola, estou fazendo um roteiro de visitas a locais da segunda guerra na europa, vc acha que na rússia posso encontrar muitas lembranças ainda desse conflito? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre

      o Museu da Grande Guerra Patriótica em Moscou possui uma coleção e relíquias da Segunda Guerra enorme.
      Nas grande construções de St. Petersburgo as marcas do cerco a Leningrado estão ainda presentes. Na Catedral de São Isaac na parede ainda existem marcas das balas.
      Se for comprar relíquias no mercado de Izmailovo em Moscou você pode adquirira algumas coisas legais.
      @GusBelli

      Excluir
  28. Olá Gustavo,
    Gostei de suas dicas sobre Moscou e São Petersburgo. Em 04/10 estaremos em Moscou e iremos a São Petersburgo de Sapsan. Essa viagem será em grupo através de um pacote turístico. Gostaria de saber se vc pode compartilhar alguma dica sobre a moeda (euro) e cartão travelmoney, a temperatura nessa época e roupas mais apropriadas?
    LR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LR

      Moscou e St. Petersburgo são cheios de casas de cambio trocam dólar e euro por rublos. O método mais simples e de melhor taxa de cambio são os saques com o cartão da conta nos caixas eletrônicos em Rublos direto.
      Temperatura é início de outono, frio.
      Boa Viagem!!

      @GusBelli

      Excluir
  29. Olá, Gustavo!
    Te perguntei anteriormente sobre ida e volta em São Petersburgo no mesmo dia e mesmo sabendo que é cansativo e não muito recomendado estamos avaliando a possibilidade... Estamos considerando o fato de ser uma oportunidade por já estamos na Rússia e pela dificuldade de uma possível volta, visto que estamos indo pra dois destinos fora dos nossos planos(Berlim e Copenhague) por acharmos poucos vôos e a maioria deles longuíssimos. Estaremos na Rússia apenas do dia 28 de nov a 03 de dez... Então por serem apenas 5 dias será um pouco corrido.
    Bom, de qualquer forma estamos avaliando e dei uma checada no site Russian Trains e achei um pouco salgado. Na minha simulação consta o seguinte:
    Partida 23:55 / 30 novembro Chegada 07:55 / 1 dezembro
    Classe de vagão 2ª classe (Kupe+)
    Preço por pessoa € 137.51

    SÃO PETERSBURGO - MOSCOU
    Partida 22:55 / 1 dezembro Chegada 07:12 / 2 dezembro
    Classe de vagão 2ª classe (Kupe+)
    Preço por pessoa € 132.45

    Você acha que comprando em Moscou no lugar de fazer essa compra online teríamos algum benefício?! O preço poderia ter alguma alteração?!
    Outra coisa... Te perguntei sobre o frio, mas não perguntei a temperatura mais precisa... Você teria uma noção para essa época?! Muito obrigada pela atenção e desculpe o incomodo, Thais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais

      Um dia bem organizado, você consegue passar a manhã no Hermitage, e visitar umas 2 das belas Igrejas tranquilamente à tarde.
      Pelo horário eu acredito ser este o preço mesmo, eu paguei na época 140 dólares Kupe+, que é uma cabine boa e com uma refeição.

      Frio muito frio abaixo de zero constante e neve. Quanto não sei, mas em St. Petersburgo mais frio e com ventos q Moscou.

      Boa viagem!!
      @GusBelli

      Excluir
  30. Olá Gustavo. Em primeiro lugar, parabéns (e obrigado) pelos posts. Viajamos no inicio de abril, primeiro a sanpeter e depois moscou. Fiquei com uma duvida: se o trem convencional leva o dobro do tempo, e de quebra é mais caro, qual a vantagem de ir de trem convencional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruan

      O convencional tem seu charme, dormir no trem é uma experiência. Financeiramente se ganha uma noite de hotel.
      Mas foi minha sugestão, sou fã dos trens.
      Abraço
      @GusBelli

      Excluir
  31. Oi Gustavo, parabéns pelo blog!!! Estou planejando uma viagem para Moscou, vindo de Riga, não encontrei infos precisas de como chegar de trem, vc acha que é muita roubada, li que são 15 horas.. Vc conhece alguém que já fez essa viagem? Obrigada mais uma vez pelas dicas! Gabrielle!

    ResponderExcluir
  32. Oi Gabrielle

    Não acredito que seja roubada não, até deva ser uma experiência bacana, mas não conheço quem a tenha feito.
    Fiquei já 52 horas num trem, e não veria problema em estar 15 horas, mas cada um é cada um.
    Boa Viagem!
    @GusBelli

    ResponderExcluir
  33. Eu e meu marido estamos pensando em ir final de outubro. É frio?
    Chegando dia 21 - 12 hs, pensamos em ficar 22,23 e 24, passearmos por Moscou e fazer algum bate e volta (quanto tempo seria ideal em Moscou e teria alguma sugestáo de bate e volta?) dia 24 a noite pegarmos o trem convencional para San Petesburgo ficarmos 25, 26 e 27 passearmos por SP e fazer algum bate e volta (quanto tempo seria ideal em SP e teria alguma sugestáo de bate e volta?) dia 27 a tarde voltarmos no Sapsan e vamos pegar o voo de volta para o RJ dia 28 pela manha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      Frio acredito q sim. A escolha de dias acredito estar boa. Selecione um homem bem localizado em St. Petersburg que ajuda.
      Boa Viagem!
      @GusBelli

      Excluir
  34. Oi Gustavo,
    Muito legal seu post.
    Estou indo com minha familia em Junho para Moscou e St. Petersbourgo.
    Estou comprando a passagem Moscou-St. Petersbourgo de trem rapido. Ha a opção de compra de Visto, é necessario o visto?
    E vou ficar na casa de um amigo russo em Moscou. Sabe me informar se é necessario uma Carta Convite.

    Abraços e obrigado,

    Paulo Tanaka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PAulo

      Oi Paulo
      Este visto é exigido para alguns países, Brasileiros estão liberados da necessidade de visto. Nunca levei carta convite ou algo semelhante, meu irmão morava em Moscou. Recomendo somente levar um endereço em Cirílico com seu contato para caso eles façam uma verificação.
      Boa Viagem!
      @GusBelli

      Excluir
    2. Muito obrigado Gustavo,
      Estava realmente ficando muito preocupado, pois meu amigo, fala pouco o inglês. Já comprei a passagem de Moscou-St Petersburgo, seguindo a sua recomendação :)

      Excluir
  35. Caro anjo Gustavo,

    Meu marido e eu estamos planejando ir a Moscou e SP no final do mês de setembro.Somos um casal com mais de 60 anos. O frio, na rua, é suportável? Qtos dias inteiros vc sugere para cada uma das cidades? Vc conhece algum guia em cada uma das cidades q fale português? O q seria imperdível em cada uma das cidades? Abraço e obrigada!
    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana

      Sugiro 4 dias completos em cada cidade, eliminando dia de chegada e saída, você consiga fazer bastante coisas, escolha um hotel bem localizado, que ajuda bastante.
      Não tenho guia para recomendar, pois nunca utilizei :(
      O Frio é muito pessoal, mas setembro ainda deva ser tranquilo.
      @GusBelli

      Excluir
  36. Oi, Gustavo!
    Em 1º lugar, gostei muito de seu blog. E dei uma passada d'olhos em todos os comentários (perguntas/respostas).
    Bem, eu estou fechando um pacote da Scansuisse para a Escandinávia e Rússia, para o início de setembro, começando por Copenhagen e terminando em Moscou. Inclusive farei o trecho São Petersturgo-Moscou com esse trem rápido. Em Moscou ficarei no Novotel Moscow Centre - você conhece? Se sim, é bem localizado? Pelo pacote serão apenas 3 noites - acha necessário mais que isso? E os passeios opcionais sugeridos, vc pode 'palpital'? Seriam: 3 hrs de excursão ao Kremlin e suas catedrais (71 euros); 4 hrs excursão ao convento Novodevichy (66 euros); 3 hrs excursão e cruzeiro pelo rio Moscou (59 euros); 3 hrs excursão à galeria Tretyakov (53 euros) e visita ao antigo Circo Russo (82 euros) - o que me diz?
    Desde já, muito obrigada!
    Abraços,
    Maria Inês
    inesmarti1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Inês
      Achei o Novotel um pouco distante das principais atrações, com um hotel bem localizado você conseguiria fazer o Kremlin e Praça Vermelha sozinha tranquilamente. O passeio de barco nunca fiz, mas é um erro meu, e o indicado é jantar com o barco do Hotel Radisson . O Circo é meio fria, o Mosteiro e o Cemitério são bonitos eu faria também, para a Galeria acho que um guia facilitaria a visualização.
      @GusBelli

      Excluir
  37. Oi, Gustavo, A.M.E.I seu blog e todas as suas dicas da Rússia.
    Me dá um ajuda?
    Tenho uma semana na Rússia e queria saber se fico 4 dias em Moscou e 3 em São Petersburgo ou ao contrário.
    É tranquilo mulher viajar sozinha de trem entre Moscou e São Petersburgo à noite?
    Qual o melhor bairro para ficar em Moscou e em São Petersburgo?
    Supre grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzane
      A quantidade de dias está ok, fica mais dias na cidade que vc chegar, devido o fuso os primeiros dias ficamos mais lentos e tem a questão de se acostumar com o Russo.
      Em St. Petersburgo tenho este outro post com dicas http://viajarepensar.blogspot.com.br/2013/05/turistando-por-sao-petersburgo.html
      Moscou fique o mais próximo da Praça Vermelha o possível, que facilitará sua vida.
      @GusBelli

      Excluir
  38. Caro Gustavo,
    Parabens pela sua generosidade em partilhar tanta informacao sobre a sua viagem a Russia.
    Meu marido e eu estaremos em SP no dia 23 de setembro e no dia 27 de setembro iremos para Moscou no trem Sapsan.
    Ao chegar na estacao, dada a dificuldade com o idioma, como identificar o nosso trem e a plataforma? A plataforma fica no mesmo piso da entrada? Como identificar a plataforma? E muito dificil embarcar? Seria possivel vc fazer um passo-a-passo? Nosso filhos estao apavorados, pois acham q nao seremos capazes de embarcar sozinhos. Sabemos q sera um grande desafio, mas contamos com sua preciosa ajuda. Obrigada pela atencao! Mariana

    ResponderExcluir
  39. Oi Mariana

    A estação de São Petersburgo é plana e tranquila, entrarão pelo salão principal e chegarão nas plataformas sem problemas. No segundo piso existe um Tourist Information que poderá ajudá-los em caso de urgência.
    Anote o número do trem, ele vai aparecer num dos muitos marcadores e o próximo número srá o da paltaforma. A dica o Sapsan provavelmente será o único trem moderno na estação na hora, e chegando 30 minutos antes já podem entrar no trem.

    Boa viagem!!
    @GusBelli

    ResponderExcluir