terça-feira, 19 de julho de 2011

Umas com tanto,outras com nada


Algumas semanas atrás, numa "tweeting conversation" entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, Carmem e Marcie(link abaixo), surgiu a idéia de listar os lugares que cada uma considerava "viu ta visto". Aí a conversa evoluiu e dedidiram fazer também uma segunda lista - com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… Enfim, a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.

Adorei a idéia, e ao fazer parte da turma de Blogueiros que ajuda a vida dos viajantes por suas andanças pelo mundo, deixo aqui minhas impressões sobre as cidades que não preciso mais voltar e as que sempre desejarei voltar.

Começarei pela cidade que, para mim, lidera o ranking do "viu tá visto":


Los Angeles, ou L.A., cidade dos anjos e dos sonhos, um dos locais que mais simbolizam o Sonho Americano e seu Way Life. Uma região com quase 10 milhões de habitantes, mais carros do que pessoas, no meio do deserto e com um sol escaldante. Los Angeles é formada por vários counties, que são pequenos municípios que juntos, formam a grande metrópole de L.A. Muitas dos astros que brilham mundo a fora, moram nesta região ou trabalham num dos famosos estúdios de Hollywood.

Hollywood, região em L.A, famosa no cinema e pelo Oscar é muito decepcionante! Uma região cheia de pontos turísticos manjados e sem a menor graça, tipicamente "viu tá visto". Gosto de chamá-los de "pega turistas", pontos que existem somente para alimentar as lojas souvernirs e o bolso dos guias.


Todos anos no Chinese Theater, localizado na Hollywood Boulevard, acontece a cerimônia do Oscar, em que ocorre a entrega dos principais prêmios do cinema. Local de desejo para os aficcionados pela sétima arte. Na verdade, nada de especialmente bonito, apenas um aglomerado de gente desesperada para cruzar com algum famoso.







Em frente ao teatro está a Calçada da Fama, local em que as maiores estrelas consagradas deixaram impresso no cimento suas palmas e pegadas, além do autógrafo. Em outra parte da calçada estão as estrelas gravadas com o nome de vários famosos de Hollywood.











Mas o pior desta região cheia de Glamour durante o dia, acontece depois do anoitecer, parece uma terra de ninguém, com vários Mendigos (aka Homeless) e seus carrinhos de supermecados, usuários de drogas e pontos de prostituição, ou seja, região não muito recomendada. Bem diferente do que se pode imaginar da Hollywood, do cinema e do Oscar.


Outro ponto conhecidíssimo de L.A., é "Beverly Hills", local onde se encontram as mansões de alguns astros do cinema e a famosa "Rodeo Drive", rua repleta de lojas de grandes grifes, com produtos a preços estratosféricos.









Sim, visitei Santa Monica, Venice Beach e Malibu, e achei belíssimo o Pôr do Sol, mas nada que me convencesse a retornar à L.A. Voltaria sim à Orange County e San Diego por estes motivos.
O que mais me incomodou em L.A. foi precisar de carro para coisas simples e a ausência de pessoas nas ruas, não turistas, população mesmo. Sempre buscamos nas férias, fugir dos estresse do cotididiano, sair do trânsito, fazer tudo mais lentamente e de preferência caminhando ou por meio de transporte público (metrô, ônibus), e lá, isso é impraticável.

Decisão difícil, mas as cidades que eu voltaria sempre, ou que sempre desejaria voltar são:
Seguindo o raciocínio da facilidade de locomoção e com gente nas ruas, a cidade que mais gostaria de voltar é Nova York, total clichê, mas é! Nova York é uma cidade que escolho um hotel, e deixo o resto rolar, cada dia sigo para um lado e vou descobrindo coisas novas ou vendo com outros olhos a mesma região, sem pressa. Penso o que desejo comer e encontro, há museus, compras, relax no Central Park. Como o @Riqfreire fala, é o Centro do Universo.
Outro ponto forte é o People Watch, que em NY é sensacional! Pegar um banco numa praça ou em um café num Starbucks, e observar o mundo passar por você.
Assim como em Nova York, também em Londres tenho desejo de retornar sempre. Londres possui um ar de Capital do Reino, com o requinte da realeza, mas ao mesmo tempo muito moderna e cosmopolita, realmente é uma das cidades mais interessantes que já visitamos. A mistura dos povos e culturas na Capital do Reino, a transforma em ideal para o People Watch (Foto acima de Candem Town). Além de se conseguir encontrar um pouco de cada canto do mundo em seus Museus. Uma frase que li em algum Blog e resume bem o que é esta cidade para mim: "Londres é a Paris, para quem ama Nova York".

Se fosse escolher um país que sempre gostaria de retornar é a Espanha. O astral do povo, uma culinária fantástica, um clima que me agrada muito e um dos poucos países que eu moraria fora do Brasil.
Outro lugar impossível de esquecer é a Cidade Maravilhosa, o nosso Rio de Janeiro é outra cidade que todo ano faço uma visita e consegue me deixar deslumbrado todas as vezes. Praia, chopp, excelentes restaurantes, o clima bermuda e Havaianas me fascina.

Não deixe de Viajar com os outros Blogs desta super Blogagem Coletiva:

http://www.abrindoobico.com (Marcie)
http://www.aprendizdeviajante.com ( Claudia)
http://www.big-trip.net
http://www.cadernotiahelo.blogspot.com
http://www.deunstempospraca.blogspot.com (Carmem)
http://www.dicasroteirosviagens.com
http://www.dondeandoporai.com.br
http://www.drieverywhere.net
http://www.guardandomem.blogspot.com
http://www.helorighetto.com
http://www.inquietosblog.com.br
http://www.jrviajando.com
http://www.ladyrasta.com.br
http://www.luciamalla.com
http://www.majots.wordpress.com
http://www.mauoscar.com
http://www.mikix.com
http://www.olhandomundo.wordpress.com
http://www.oqueeufiznasferias.com.br/blog
http://www.pelo-mundo.com
http://www.psiulandia.blogspot.com
http:///www.rosmarinoeoutrostemperos.blogspot.com
http://www.sambalele.everyblue.com
http://www.senzatia.com (Carina)
http://www.sundaycooks.com (Natalie)
http://www.turomaquia.com (Patricia)
http://www.turomaquia.com
http://www.viaggiando.com.br