segunda-feira, 13 de junho de 2011

Granada, além da Alhambra.

Granada vai muito além da famosa e conhecida Alhambra. Granada é uma cidade da Andaluzia, aos pés da Sierra Nevada. É uma cidade belíssima, que foi dominada e colonizada por vários povos e culturas. A mistura dos mouros muçulmanos com a cultura Católica Espanhola, deixou a cidade com um charme especial. Espero mostrar o quanto vale a pena aproveitar a cidade de Granada, além da visita obrigatória à espetacular Alhambra. Para os que não conhecem a Alhambra, é um conjunto de fortalezas e Palácios dos Kalifas Nasrida, que dominaram a região deste o século X até o século XV.

Granada além do turismo, é famosa por sua Universidade, que traz estudantes de toda a Europa para suas carteiras. Esta mistura de muitos jovens estudantes e turistas, transformam a cidade, deixando-a com uma vida agitada, diversificada e mágica.
O Albaicín é o Bairro Muçulmano de Granada, simplesmente como uma visita ao Oriente Médio ou ao Mundo Muçulmano dentro da Espanha. São vários aspectos que nos remetem a este outro mundo com detalhes arquitetônicos, lojas e até os aromas do oriente, além de muitos muçulmanos com suas mulheres de Burca.

No Albaicín se encontram ruas de comércio típicas dos países do Oriente Médio. Muitas com lojas de muçulmanos, quase como tendas, que vendem tecidos, lenços, tapetes, narguilés, chá, artesanatos e utensílios Muçulmanos. Outro fato marcante é que este mercado funciona a aproximadamente 1000 anos.












Os vendedores tradicionalmente ficam na porta convencendo você a entrar ou provar seus produtos. Neste tipo de comércio uma pechincha sempre será bem vinda.
Além do comércio, outra região que não pode faltar na visita ao Albaicín é a rua das Teterias. Uma rua repleta de casas tradicionais de chá, misturadas com restaurantes típicos. Nesta casas além do chá, você prova alguns dos pratos e doces tradicionais dos Muçulmanos.













Nos gostamos muito do chá paquistanês, que é preparado com chá preto, leite, canela e uma semente de cardamomo. Exótico e delicioso.












Como ninguém é de ferro, além do chá ou té, não deixe de experimentar nas Teterias, a Cerveja Alhambra, feita com a água do degelo da Sierra Nevada. Aqui ela foi acompanhada de um excelente Tabule.

Muito comum encontrar nas Teterias grupos de jovens Universitários e turistas fumando o tradicional Narguilé. São infusões aromáticas, aspiradas por cânulas. Em algumas ruelas você vai se deparar com alguns tipos suspeitos, oferecendo o famoso Haxixe do Marrocos, o que pode lhe causar muita dor de cabeça ou, na melhor das hipóteses, fazer a cabeça dos que gostam. Não arriscaria e não recomendo!


A belíssima decoração das Teterias, todas em estilo Muçulmano. Exóticas, com móveis estilosos, tapetes e almofadas, com tecidos e cortinas enfeitadas, iluminadas por lanternas belíssimas.
















O traço Católico da cidade, também é destacado. A Realeza Espanhola governou o país de Granada no século XV, após a vitória sobre os Mouros. Sobre o Governo dos Reis Católicos, Isabel e Fernando.Como toda realeza européia da época, ergueram uma bela Catedral, em estilo Renascentista. Os vãos desta catedral estão entre os mais altos de Igrejas da Europa. Com certeza os detalhes na abobada e a altura nos deixou impressionados.Os altares desta catedral são espetaculares, repletos de obras com detalhes em ouro, incríveis. Também, anexo à Catedral está a Capela Real, local do túmulo de alguns reis Espanhóis, que viveram e governaram a região.O lado urbano e moderno Granada possui praças lindas, cercada por cafés e restaurantes e adornadas com belos chafarizes que merecem destaque.Porém, quando se está em Granada, e o ponto alto da região é a Alhambra, não deixe de visitar o Mirador de San Nicolau para se ter uma linda visão da Alhambra.Este relato faz parte da nossa viagem à Andaluzia em 2010, quem nos guiou pelos encantos da Andaluzia, foram nossos queridos amigos e anfitriões Juan Carlos e Emmanuelle. Ainda virão outros relatos desta viagem, mas deixo aqui com carinho, o agradecimento a este querido casal que nos acolheu e foram excelentes guias e companheiros.
Muchas Gracias!!!

Dica de Restaurante na Alhambra:
# Almoço do Califa na Alhambra

Visite nossas dicas de Madrid:
#Dicas de Madrid

6 comentários:

  1. Muito completo o post sobre Granada, ficamos com vontade de voltar. As fotos sao lindas e nos fizeram ver detalhes que nao tínhamos prestado atençao nas muitas vezes que passamos por lá.
    Obrigado pelas palavras tao carinhosas, vocês sao muito queridos e foram especiais esses dias que passamos juntos. Temos certeza que repetiremos, em qualquer lugar desse mundo tao lindo!!! Um abraçao para os dois!!!
    Manu e Juan.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Manu e Juan, vocês foram uma companhia muito Preciosa.
    Esperamos poder repertir em Breve.
    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ganhei bolsa de intercambio, vou morar 6 meses em Granada, chego em fevereiro!!

    Muito obrigada pela matéria!!

    Abraços de jataí, Goiás, Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Legal Daniela,

    Com certeza será uma delícia estes 6 meses.

    Bom intercâmbio!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniela!
    Por gentileza, mande seu email ou perfil no face.
    Quero trocar ideias com voce sobre a minha viagem
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Gustavo
      O email do blog é viajarepensar@gmail.com

      @gusBelli

      Excluir