segunda-feira, 21 de março de 2011

Bebendo e Visitando o Chianti

Na nossa passagem por Florença em 2008, queríamos conhecer as famosas regiões vinícolas da Toscana. A região está dividida em várias micro regiões ou D.O. (Denominações de Origens), muitas delas bem conhecidas como: Montalcino, Montepulcianos e Chianti, com vinhos com a mesma nomenclatura. Nossa idéia era visitar pelo menos uma das famosas D.O., e a região do Chianti foi nossa eleita.

Nosso viagem na Italia foi toda realizada de trem, sem a locação de automóvel, por isso em Florença escolhemos um tour pronto já organizado, existem várias possibilidades, como BikeTour, Almoço, Jantar e/ou Degustações. Escolhemos um tour de uma tarde com visita à uma Vinícola tradicional em Chianti, incluia degustação e visitação à uma Vila da Toscana, neste caso seria Greve de Chianti. Contratamos na recepção do hotel, entre os vários folhetos oferecidos, sem reserva antecipada. O custo deste passeio com a degustação custou 42 Euros por pessoa.

Para muitos, Chianti é o vinho de Pizzaria, ou típico vinho de Cantina. Esta fama é porque durante muitos anos foram engarrafados os vinhos desta região em garrafas mais bojudas e com o fundo envolvido por palha. Estas garrafas estão presentes nas prateleiras e penduradas nos tetos das Cantinas e Pizzarias pelo mundo.
Para os "amigos do vinho", Chianti é uma denominação de origem muito tradicional na Itália, localizada entre Florença e Siena. Seu vinhos são elaborados basicamente com as uvas Sangiovese. Outro destaque da região nos últimos anos, foram a produção dos vinhos chamados de Super Toscanos, onde além da uva típica da região, são vinificados com castas Francesas, como Merlot e Cabernet Sauvignon.

Pegamos um onibus na praça em frente a Stazione Santa Maria Novella. Apresentávamos o voucher do hotel e nos informavam o número do ônibus que pagaríamos. Nosso grupo era formado de cidadãos de todo o mundo, um grupo bem diversificado e interessante.
Poucos minutos após sair de Florença, você já estará transitando no meio de uma região agrícola rural entre as mais belas do mundo. Várias plantações de frutas e verduras, com muitas uvas e oliveiras.

Setembro é uma época excelente para visita à Toscana, final do verão, época da Vindima (colheita), quando as parreiras de Sangiovese estão cheias de seu fruto.




Nossa primeira parada foi no Castello il Palagio. Uma propriedade rural, muito antiga, um fortaleza Medieval Clássica. Algo como um pequeno Feudo, todo fortificado com as plantações ao redor.


O Il Palagio além de produzirem vinho, também plantavam oliveiras, para produção de Azeitonas e Azeite de Oliva.




Dentro do castelo, visitamos as Bodega/Adegas, com seus Barris para a Maturação e armazenamento do líquido precioso do mosto de uvas. Era um ambiente mais escuro e friozinho para a manutenção da qualidade dos vinhos.







Após conhecermos todas a instalações da propriedade, chegamos ao que interessa. A degustação dos vinhos produzidos na propriedade, acompanhados de pães, queijos e salames toscanos, regados com Azeites Extra Virgens produzidos por eles.
Serviram- nos 4 vinhos, sendo um branco tranquilo. simples Um Chianti Clássico super característico, com aroma fechado de algo guardado, e sabor gostoso. O último vinho foi um Super Toscano de Merlot, muito bom, bem aveludado e excelente em boca.
Para sobremesa foi servido o Vin Santo, feito com uvas passas, acompanhado dos Cantucci, biscoitos de amêndoa.

Comprei o Super Toscano na Bodega do Il Palagio para um momento especial.

Após a degustação, fomos conhecer a comuna Greve de Chianti. Uma pequena vila da Toscana, com um centro pequeno, onde não poderia faltar uma praça bem Tradicional, com Igrejinha, várias cantinas, Enotecas e casas de Queijos e Souvernier. Chamou atenção na praça um carro com placas da Grã Bretanha, com o condutor na direita, deve ser uma aventura, dirigir na Itália pelo lado contrário.

Nas Enotecas vendiam vinhos de todas as regiões da Toscana, ampla variedade de produtores locais e com explicações técnicas particulares de cada região.
Site do Castello Il Palagio:
www.castelloilpalagio.it

Gosta de Vinhos e Viajar, viste nosso Post sobre o Napa Valley:
# Day Tour ao Napa Valley



4 comentários:

  1. OLá. Você se lembra o nome da agencia de turismo que fez esse passeio? Quero algo assim tb. Viajo amanhã para Padova e estarei em Firenze nos dias 16 e 17 apenas.
    Teria sido Viator? Encontrei essa como dica do hotel onde ficaremos.
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elianete,

      Infelizmente não. Selecionei dos folders do Hotel também. Como eu estaria 3 dias em Florença, deixei para escolher o dia que estivesse bonito para ir.

      Boa Viagens e bons vinhos!!!

      Excluir
  2. Boa noite colega Gustavo,

    Mas já não ganho dinheiro nas bocas há cinco anos kkk.
    Queria sua opinião, quanto À necessidade de comprar esse passeio para Chianti com antecedência ou é tranquilo fazer como vc fez? Grazie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris

      Reservei na manhã na própria recepção do hotel.

      @GusBelli

      Excluir