quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Floripa: praias para todos os gostos!

Tenho a sorte de morar nesta ilha maravilhosa, com 42 praias e duas belas lagoas. Praias para todos os gosto, diferentes por sua natureza e pelo estilo dos freqüentadores. Pela diversidade natural, temos praias com ondas, baias, água gelada, morna, correnteza, dunas, areia branquinha e fina, areia grossa, com vento sul ou com vento nordeste.
De acordo com o estilo dos freqüentadores, temos praias mais familiares, as dos pescadores, as dos surfistas, dos nudistas, as praias da moda, com balada, tatuados, patricinhas, da turma do frescoball ou a do Futevolei. Sem esquecer, da turma GLS, uma grande fonte de turistas e sempre possui seus points nas praias.
A praia é um ambiente democrático, você pode ver todas as tribos juntas, com pouca roupa, malucos belezas na sombra com seus violões, ou moderninhos de ipod e caixas da Booze tomando um Espumante, a gordinha assanhada e a magricela de Bata, e claro as gatas que nem piscam.
Sites e blogs de Viajantes que visitam Florianópolis, muitas vezes em menos de uma semana fazem coisas nesta ilha, que desconhecemos que existem, ou que muitas vezes esquecemos da sua existência. Porém, viver onde os outros passam férias, às vezes é cheio de desvantagens, começando pelo trânsito que fica um caos, falta de estacionamento, e aquela sombra onde você estaciona seu carro na praia não é mais sua. Praias lotadas, onde nem um local para cadeiras e guarda-sol é possível.

Problema grave é o lixo e a sujeira jogados pela cidade e praias. Sim, apesar de estarem de férias e visitando a cidade dos outros, os turistas adoram deixar suas marcas nas praias da ilha, deixando todo o tipo de sujeira nas areias e no mar. Este ano a prefeitura colocou muitas lixeiras na maioria das praias. Será que custa levar o lixo embora?
Curioso é que neste paraíso dos turistas, nós Manezinhos da ilha, temos o hábito de ficar sempre na mesma praia, com pequenas alterações de rotina. Acredito que a maioria das pessoas que vivam em Florianópolis, não visitem ou tomem banho de mar em mais de duas praias ao ano. Sim de 42 praias, o aproveitamento médio não deva passar de 5%. Alegação geral, é que só vão nas que possuem casa de praia. Muitos também alegam as filas, e falta estrutura.

Então, Turistas ou Manezinhos, quais praias nesta Ilha maravilhosa você tem freqüentado ou visitado?

Um comentário: