quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Bate Volta ao Yosemite - Não repitam

Vou relatar uma das maiores besteira  da minha vida de viajante, um bate volta ao Yosemite, resumo fomos ao parque sem reserva de hotel, a grande roubada.

O Yosemite é um dos primeiros Parques Nacionais de Natureza Selvagem dos Estados Unidos. Localizado no Nordeste da Califórnia. Uma região abençoados por Deus, com muitas riquezas e belezas Naturais. Região de grandes vales, rochas gigantescas, cachoeiras, lagoas, sequóias e riquíssimo em vida selvagem. Um destino belíssimo e de grande importância nos Estados Unidos, eles são orgulhosos por este parque, e com razão.
Saímos de San Francisco cedo, rumo ao Yosemite. Nos preparamos no dia anterior, comprando água, refrigerante e todas as besteiras possíveis para irmos beliscando no carro durante o trajeto. Seriam aproximadamente 200 milhas, por estradas secundárias, tortuosas e de baixa velocidade. Nosso roteiro e mapa completo no fim do post.
Após sair da região urbana de San Francisco, trafegamos por uma bela paisagem rural, com muitas plantações de frutas e verduras. Fizemos uma parada numa barraca de estrada e compramos uvas deliciosas. Continuando, passamos por vários tipos de paisagens, como rios e represas, e fizemos paradas para curtir o visual e fazer umas fotografias. Esta represa que leva a água para irrigar as plantações, da passagem anterior.
Sempre nas viagens eu e a Juliana, revezamos na direção e nos mapas (não pegamos GPS na época). Num dos trechos mais sinistros de subida, com desfiladeiros ao lado, a Juliana estava dirigindo, e ficou apavorada, parou o carro na pista e mandou eu voltar ao volante, que ela apavorou.
Alguns pontos da estradas avistamos alguns animais como veados, a atenção deve ser redobrada para evitar acidentes.

Passamos também por uma pequena cidade encravada no meio da montanha, total Faroeste. Ficamos imaginando como deveria ser a vida lá no inverno.
Chegamos ao Yosemite, já cansados de tanta estrada depois de 4 horas de viagem. Na entrada, como um pedágio, você compra o ingresso, com direito a entrar na região do parque por até 7 dias. Detalhe importante pois muitas hospedagem ficam fora dos limites do Parque, e esta possibilidade de retorno é muito utilizada.

Junto recebemos um dois folhetos, um com o mapa dos principais pontos de visitação, trilhas abertas e dificuldades, local dos banheiros, áreas de camping e para picnik. Outro folheto muito legal, trazia as informações, orientações e os cuidados que se deve ter no parque. Como não alimentar os animais, muito cuidado com os Ursos, carregar seu lixo e os locais para descartá-los.
Com está informações em mãos, seguimos ao interior do Yosemite.
Nossa visita foi em setembro, o parque está belíssimos, mas um pequeno detalhe que pode ser notado era que nesta época, chove menos e já fazia muito tempo do degelo, por isso as cachoeiras estão quase vazias, com pouco volume de água, bem fraquinhas.

Após algumas paradas e fotos, fomos ao centro do parque. Lá existe um centro de Conveniência, fizemos algumas compras, e procuramos uma área para um picnik.
Um fato bem bacana, era este corvo, ficou o tempo todo nos cercando, quando fazíamos nosso lanche. Seguindo as orientações o corvo só observou, e não levou nenhuma sobrinha.



Nesta parada, e após o picnik, aproveitamos a sombra e demos uma descansada.
Neste ponto tinha uma pequena trilha, bem tranqüila, por uma região repleta de sequóias e outros pinheiros enormes.











O Hotel The Ahwahnee é uma visita obrigatória . Hotel histórico, feito com pedras e madeira da região, construído na década de 1920. O hotel já hospedou vários presidentes Americanos. Site Oficial do hotel aqui.

Sugiro aproveitar a visita, e tomar um drink no bar ou almoçar no agradável restaurante. Somente tomamos um café para reanimar.
Com certeza as grande besteira foram:
- Irmos ao Yosemite, sem reserva de hotel no Parque ou próximo a ele. Imaginando que conseguiria um local de hospedagem com facilidade na região.
- Imaginar que estas 200 milhas até o parque seriam feitas facilmente. Realmente #FAIL total.

Então após uma manhã inteira no carro, e sem conseguirmos algum lugar para nos hospedarmos, decidimos seguir viagem.

Nosso próximo passo programado, adiantando um dia, era seguir para Monterey, no litoral e mais 160 milhas.

A primeira parte do caminho dentro do parque em estradas estreitas, cercado por um rio e pontes estreitas, que passava um carro por vez. Após sair do parque, em estradas secundárias, com pouco movimento e bem sinalizadas.
Imaginem agora depois de percorrer 390 milhas, aproximadamente 630Km , ficarmos 8 horas dentro de um carro, como estava o humor do casal. Se alguém acendesse um fósforo explodia.
Então por favor, nunca planejar uma visita ao Belíssimo Parque Yosemite sem reservar a estadia mínima de uma noite na região. Imaginem o escurecer e o amanhecer nestas paisagens.

Única certeza que tenho que voltarei ao Yosemite, com reserva de hospedagem e de preferencia no The Ahwahnee.

Site oficial do Yosemite:
http://www.nps.gov/yose

Vai ao Yosemite, visitem os excelente Relatos no Mauoscar:
www.mauoscar.com

Está ou vai para Califórnia, vejam os outros pontos que vistamos:
www.viajarepensar.blogspot.com/Califórnia

Um comentário:

  1. Gustavo

    Nós ficamos 3 dias no parque e não foi suficiente, longe disso..
    Eu tambem quero voltar lá um dia e de preferência para ficar pelo menos uma semana... Se bem que existem tantos outros lugares que ainda gostaria de visitar nesse país..
    Caso aconteça de irmos uma próxima vez, quero tentar ir durante a primavera para ver as cachoeiras com toda sua força..
    Concordo contigo, um bate volta não vale a pena mesmo.. Na minha opinião tem que ficar pelo menos 1 noite e de preferencia no ahwahnee hotel...
    Infelizmente quando montei o roteiro e compramos a passagem não conseguimos reservas para ficarmos hospedados lá. Mesmo com 4 meses de antecedencia..
    Mas graças a isso acabamos conhecendo um lado desconhecido do Yosemite e Mammoth Lakes..
    Obrigado por citar o MauOscar no seu Post
    Assim como na Série sobre Napa Valley, em breve pretendo fazer um Post Resumo e certamen te seu Post estará lá nas referências



    Abracos

    ResponderExcluir