terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bate volta Barcelona - Girona

Nova viagem marcada para Espanha, mas nenhum post sobre nossa passagem por Barcelona em 2006, aqui no Blog. Outra coincidência, era exatamente 7 de setembro de 2006, fazendo 4 anos hoje.
Adoramos Barcelona, mas uma das coisas que mais gostamos, foi o bate e volta que fizemos até Girona, uma boa opção de passeio de um dia saindo de Barcelona.
Catedral de Girona

Girona é uma antiga cidade Romana, próximo a fronteira com a França, a 100 quilômetros de Barcelona. Podendo ser feito de trem ou de carro. O aeroporto de Girona, é um dos destinos das companhias "Low Cost" que voam para a Catalunha.
Nossa opção foi alugar um carro para este passeio, locamos o carro diretamente na recepção do próprio Hotel. Pegamos o carro na recepção do hotel às 9h da manhã e devolvemos na Oficina da locadora. (Essa foi boa, leiam no final!)
Pegamos o carro e rumamos pela excelente Autopista del Mediterrani, estrada com pedágio.
Nossa primeira parada programada seria no La Roca Village Outlet. Este Outlet, apesar de ser na Espanha, é muito semelhante aos "Outlet Premium" que existem no Estados Unidos. Fizemos algumas comprinhas e continuamos até Girona.

Girona possui um centro histórico de pequenas ruelas, onde não passam automóveis e são excelentes para uma caminhada. Uma grande muralha da época dos Romanos e uma bela Igreja, toda em pedras rústicas, bastante diferente. Fomos em setembro, e a cidade é realmente muito quente, passamos muito calor em Girona.
Na idade média, coexistiram nesta região, as culturas árabe, judaica e cristã , e as características desta diversidade são marcantes em Girona .

Uma das melhores refeições que fiz em viagem foi em Girona, entramos sem indicações e adoramos. O restaurante era de cozinha Basca, a Ju foi de Salmão com tinta de Lula e o meu era um prato de coelho, ambos excelentes, com um vinho Branco da região de Girona. Infelizmente na época não tinha nem idéia de ter Blog e não anotei o nome e endereço. Mas Indico. Quem souber também me informe.

Girona é cortada pelo rio Onyar, que deixa um charme pelas casas coloridas de ambos os lados do rio.
Girona
Nosso trajeto de a volta para Barcelona, foi pelo litoral, costeando a Costa Brava, passando por belas cidades na margens do Mediterrâneo, como lloret de Mar. O livro A Bodega, de Noah Gordon, passa por estas regiões.
Costa Brava, Catalunia
A estrada é daquelas em ziguezague, com vários desfiladeiros e belvederes belíssimos. Indicado o retorno por aqui para quem não tiver pressa e ficar enjoado com as curvas.
Outro ponto famoso da região de Girona é o super famoso El Bulli de Ferrán Adrià, por alguns anos considerado o melhor Restaurante do Mundo (se é que isto existe...).

Um dos detalhes mais estranhos foi a forma de como entregar o carro. Chegamos na Oficina/Escritório da Locadora, fechado como nos indicaram, pegamos um envelope colocamos a chave dentro e anotamos o número da rua em que o carro ficou estacionado, deixamos na caixa de correspondência. Nada de conferência, somente entregamos o carro assim, não teve nada de erro ou cobrança no cartão. Totalmente na confiança. E nós, como bons brasileiros, é claro que achamos esquisitíssimo!!