quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Programa de Milhagem - Minha Opinião



Programas de Milhagem


Programas de Milhagens foi uma forma que as companhias aéreas criaram para fidelizar seus clientes. Funciona como um bônus para cada vez que você voar com eles, e ao somar um X de pontos, você ganha um trecho, ou faz upgrade de passagem, você compra econômica e voa de executiva/primeira classe. Resumindo é um desconto disfarçado, se você voa 10 trechos e bonifica um, são 10% de desconto.
Outra forma de acumular pontos/milhas é a transferência de pontos ganhos nos seu cartão de crédito para o programa de milhagem. Funciona que cada dólar gasto no seu cartão é transformado numa pontuação, que varia de cartão ou bandeira. Esta bonificação através do cartão é possível porque as empresas aéreas, negociam as tarifas pagas para as operadoras de Cartões de Crédito, e em retorno pagam em trechos aéreos/serviço para as companhias de cartões que transforma em benefício ao seus usuários.
Sempre procure saber qual a bonificação do seu cartão, pois alguns com anuidade grátis, somente distribuem uma milha/ponto para cada dólar gasto em sua fatura, ou não possuem este serviço. O Programa Visa Infinite pontua duas milhas para cada dólar gasto, o que vai facilitar o acúmulo de pontos e transformação em passagens. Existem promoções semelhantes com outras bandeiras. O American Express, tem Membership Rewards que além de você pontuar, possui sem sombra de dúvida as melhores salas VIP dos aeroportos pelo mundo, o que para um viajante é excelente. O Mastercard possui também programa semelhante.

Tenho e uso muito bem o Fidelidade da TAM, tento sempre voar com eles, e transferir meus gastos do cartão de crédito para o programa Fidelidade. Ao selecionar para vôo Internacional entre uma empresa sem bonificação e a TAM, se a diferença for até 100-150 Dólares, opto TAM, para pontuar. Já emiti trechos para os EUA, Argentina e vários dentro do país com eles, sem apresentar nenhuma dificuldade. Nos últimos meses várias promoções de vôos nacionais com 4000 Milhas, e para vôos internacionais com pontuação adicionado um valor bem abaixo do normal você emite seu bilhete.
O Smiles, da Varig/Gol, está iniciando ou reiniciando agora,as pontuações necessárias para voar com eles está bastante atrativas, voa-se com 4000 pontos dentro do Brasil. Porém tenho ouvido várias pessoas comentarem a dificuldade em conseguir voar. O Smiles já possuem parceiros para vôos fora da América do Sul, e qual a necessidade de pontos e forma de pontuar ainda estão confuso. Já pontuei no Smiles com voos feitos com a American Airlines.

Este assunto já até virou filme, é existem viciados em programas de Milhagem, sugiro ver o Up in the Air (traduzido Amor sem Escalas) com o George Clooney.


Sites dos Programas:

# Fidelidade TAM

# Smiles da Gol/Varig

Querem saber mais recomendo o site Aquela Passagem, cheio de dicas e orientações.

2 comentários:

  1. Oi Gus,

    Eu tenho os dois programas e troco normalmente milhas pelos dois. Pela empresa viajo pela Tam e pontuo bastante. Para ir para Porto Alegre visitar a família, normalmente as melhores ofertas são da Gol, e acabo pontuando bastante. Por incrível que pareça até hoje troquei mais passagens pelo Smiles, a última grande foi para Buenos Aires ano passado. Mas tem que ser com muita antecedência e geralmente horários estranhos. Quanto as do CC fico sempre na dúvida, o que é melhor no momento pode não ser o melhor quando vc pretende viajar. Acabei de mandar 20mil para o Smiles por causa de uma viagem para o Uruguai em janeiro, vamos ver se consgio. Depois aviso aqui.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Gustavo,

    Obrigado pela indicação do Aquela Passagem!
    Um abraço

    ResponderExcluir