quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cozumel - O Caribe com Tequila

Cozumel é uma ilha no Caribe, que pertence ao México. Possui cerca de 48 km de norte a sul e 16 km de leste a oeste. Foi habitadas por muitos séculos pelos Maias, suas construções/ruinas estão espalhadas pela ilha. Uma certeza é que os Maias, viviam muito bem.
Muito visitadas pelos turístas em passagem por Cancun e Rivera Maya, a ilha fica somente 20 quilômetros do continente, feito num transfer de aproximadamente uma hora feito em barcos. Outra fonte de visitante são os Cruzeiros, que ancoram no porto turístico de San Miguel de Cozumel.
Snorquel em Cozumel
Estivemos lá ano passado com o Cruzeiro Enchantment of Seas, da Royal Caribean. O Navio ancorou cedo, e por volta das 9 da manhã, já havíamos desembarcado. A estrutura no desembarque na região é muito boa e completa. Existem várias opções de lojas com artesanatos, bebidas e souvernir Mexicanos e dos Maias. Espero ajudar com dicas do que se fazer em uma parada de Cruzeiro na paradisíaca Cozumel.

Nesta parada, optamos por contratar o mergulho a parte, fora do Navio. Na frente do shopping, já na rua, encontram-se vários Mexicanos com seus albuns fotográficos de pontos de mergulho e de seus barcos, para se escolher o passeio. Inicialmente estavam pedindo 40 dólares por pessoa, para três paradas de Snorquel, em aproximadamente 2 horas e meia de passeio, com equipamentos e bebidas. Antes de fecharmos com eles, pechinchamos o valor e fizeram por 30 dólares/pessoa.
O barco era com fundo de vidro , no caminho íamos apreciando os corais.


Realmente em Cozumel a principal atração é o mar do Caribe, azul turqueza muito cristalino. A fauna é rica em peixes de várias cores e tamanhos . Observamos o colorido e as cavernas formadas por corais. A sensação é de um mergulho em um aquário.











Uma dica super bacana é não esqueçer de comprar uma máquina descartável a prova d'água para as fotografias submarinas. Não são 100% mas ilustram bem a suas aventuras. Estas máquinas são facilmente encontradas nas farmácias em Miami. ( CVS e Aduane)



Após estas três paradas para o mergulho, e com um sede incrível, bebemos as merecidas cervejas Mexicanas Coronas, em garrafinhas pequenas, estúpidamentes geladas.







Quando retornamos do mergulho, ainda eram 13 horas, então resolvemos alugar um Jipe ou Jeep e dar uma circulada pela ilha. Na saída, na frente da entrada do porto existem muitas scooters e carros para aluguel, necessário levar um cartão de crédito e habilitação.
O dia estava quente demais, e a escolha do Jipe, que parecia ser a melhor, foi na verdade um problema, pela ausência de Ar Condicionado, estávamos fritando. A primeira opção era vistar uma ruína Maia, porém com o calor, preferímos circundar a ilha. Esta com certeza foi uma grande decisão e um bela dica a quem vai a Cozumel.
Paramos em Punta Morena, num bar de praia praticamente deserto e bebemos algumas Margueritas. Aproveitamos as piscinas naturais, em frente e tomamos um maravilhoso banho de mar, o que transformou em uma tarde perfeita. O litoral Leste de Cozumel, possui uma praia mais bela que a outra, e fomos parando e curtindo.
Vai uma Marguerita?

Que tal o Visual em Punta Morena?

Como o navio saia as 17h, e não tinhamos certeza de quanto tempo para chegarmos, ao avistarmos o navio paramos para o último mergulho. Esta parada era já perto do Chankanaab Park, uma das atrações mais frequentadas da ilha.

Despedida de Cozumel

Conheça mais sobre outras opções de cruzeiros no Caribe, lendo outros post e relatos de nossas viagens pela região:


#Enchantement of Seas, da Royal Caribean.

# Cruzeiro com o Norwegian Pearl, da NCL.


Está em dúvida sobre qual ilha visitar no Caribe? Visite os outros posts do Caribe:
# Paradas Caribeñas

7 comentários:

  1. Fala Gustavo, parabéns pelo post!
    Vou fazer um cruzeiro agora no carnaval da Royal Caribbean com uma parada em Cozumel. Exatamente como vc fez.
    Vc tem mais alguma dica importante? Onde comer, se vale a pena fazer os passeios oferecidos pelo proprio cruzeiro e tal.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aldo
      Contrataei o mergulho na saída do navio, e após o mergulho aluguel um carro e dei a volta na ilha.
      No post explico direitinho.
      Boa Viagem!!
      @GusBelli

      Excluir
  2. Oi, Gustavo! Adorei o post. Queria saber mais detalhes sobre o passeio para mergulho... vc disse que pagou 30 dólares, certo? Mas queria saber de onde sai o barco, é do prórpio porto onde o navio para ou vc teve que ir pra alguma praia? Como é esse barco?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saímos de trapiche ao lado de onde navio, eles vão e abordam todos já no trapiche de desembarque.
      São lanchas pequenas de fundo de vidro, não vão longe da costa.

      @GusBelli

      Excluir
  3. Olá Gustavo, tudo bem?
    quanto você pagou no aluguel do Jipe ? cabiam 4 pessoas ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila

    Pelo que me lembro foi 55 dólares. Cabiam 4 pessoas e estávamos em 4.
    @GusBelli

    ResponderExcluir