terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dicas de Viagem - Vôos

Escolhendo a Passagem Aérea

Uma viagem sempre inicia na hora da compra das passagens. Ao comprar as passagens não ser afoito é muito importante, comprar de imediato só por estar barata, pode lhe causar muita dor de cabeça. Estudar as possibilidades de vôos, como em qual empresa você terá uma recompensa maior no seu programa de milhagem (isto explico em outro post, aqui ), o vôo com menos ou sem conexões, o horário de partida e chegada, ou conexões demoradas em que você fica horas no aeroporto são as maiores roubadas e você cansa de olhar os duty free, monitores de chegadas e partida, fuja disto com certeza.

Chá de Aeroporto

Priorize os vôos com menos pousos e decolagens, evite mudanças de aeronaves, mais rápido e menos cansado você chega ao seu destino, além de diminui o risco de ter as bagagens extraviada. Extravio de bagagem com certeza a maior dor de cabeça possível no início de sua viagem, ou a grande frustração de voltar sem os presentes e as lembranças.
Vôos que vão por exemplo a Paris, mas param em Madrid , é um grande risco de incômodo com as bagagens, o sistema de controle de bagagens no lindíssimo aeroporto de Barajas de Madrid, é famoso por sua desconexão de bagagens, dizem que já foi pior, mais sempre escutamos relatos de extravio neste aeroporto. Nos Estados Unidos, quando se vai de uma costa a outra, sempre existem aeroportos de conexão, é o grandioso aeroporto de Fort Worth em Dallas, é um passeio a parte, por sua engenharia e as figuras texanas que você encontra no aeroporto, de trajes e botas Country, porém este também por sua grandiosidade, teve muitos problemas no início com o controle de bagagens. Outra conexão comum, é quando se vai para alguma ilha do Caribe, de Copa Airlines, você para na cidade do Panamá, um bom aeroporto, com excelentes opções de lojas para uma boa compra, porém os aviões da Copa Airline são Boeing 737-800 (igual ao aviões da Gol) cruel para vôos longos e o serviço da Copa também deixa a desejar.
Para o Oriente ou Oceania saíndo do Brasil, não existem voos diretos, então estude qual ponto de conexão você poderá aproveitar melhor. Existem várias opções como um ou dois dias em Dubai, com Fly Emirates, ou em Joanesburgo, com South Africa Airlines, ou parar no Chile ou Los Angels quando se vai pelo Oceano Pacífico, além das paradas mais tradicionais com Frankfurt ou Paris na Europa. As opções são variadas e um mundo a ser conhecido praticamente.

Aeroporto Barajas Madri


Horário da Viagem

A escolha do horário da partida e chegada do vôo é importante, muita atenção . Um ponto muito individual é a possibilidade de dormir ou não durante o vôo, muitas pessoas passam o vôo pilhados, sem a menor possibilidade de dormir, e chegar num fuso horário diferente, necessita de um esforço muito grande para adaptação, e quando se chega de uma noite mal dormida é horrível. Chegar numa grande cidade na hora do rush, também é muito complicado, principalmente para utilizar transporte público, pois suas bagagens podem virar uma grande dor de cabeça e alvo de muitos tropeços. Vôos que saem muito cedo, deixam você sem dormir uma noite antes e se você estiver num hotel, paga a diária, e não consegue nem tomar o café da manhã.
Sempre dou preferência a vôos noturnos por conseguir dormir durante o vôo e já começar aproveitando o meu destino, porém existe o problema de muitas vezes o hotel não permitir check-in antes, o que pode ser um grande inconveniente. Importante ao chegar de manhã é ficar acordado o dia todo para adaptar ao fuso horário, o que pode virar uma batalha.
Escolher o destino é fácil, porém nas grandes cidades você pode chegar por mais de um aeroporto, estude sempre qual tem o melhor sistema de transporte ao seu hotel, se tem transporte público, e qual a distância da cidade, em Barcelona o aeroporto de Girona, muito utilizado pelas Low Cost, fica a quase duas horas da cidade, o que pode ser uma grande fria.


Aeroporto Fort Wort Dallas

Sites Úteis:

Pesquisar as melhores tarifas e disponibilidades, ficou muito fácil com a internet, existe um site chamado Kayak (www.kayak.com), que seria o Google do turismo, ele pesquisa em vários sites de agências e companhias aéreas e disponibiliza as tarifas melhores, ou por horários, quantidade de conexões. Em vôos dentro do Brasil, seu sistema ainda não esta tão eficiente. Para vôos no EUA e Europa é sem erro o melhor buscador.
O Decolar (www.decolar.com.br) no Brasil tem sido minha opção para as pesquisas e compras, possuem muitas promoções e muitas vezes com preço melhor do que direto das companhias aéreas. Porém o Decolar é um site, que fica muito complicado de se resolver um problema, eles nunca respondem seu email, você necessita telefonar para São Paulo, não possuem 0800. Precisei de mais de 4 meses para ter um reembolso de passagem que tive de cancelar e ter meu dinheiro de volta depois de 6 meses, isso após várias ligações.

Low Cost

Empresas Low Cost, na Europa, possuem preços melhores para quem compra adiantado, porém muitas delas voam de aeroportos mais distantes e horários que não seriam sua primeira opção, mais voar entre Londres e Roma, por menos de 40 reais, tem que ter algum inconveniente.
Voei no ano passado de EasyJet, o avião é novo, era um Boeing 737, porém o espaço entre as poltronas e menor do que o habitual e você só pode levar 2 bagagens por pessoa. Este é um problema nestas companhias o limite de bagagens, elas possuem um controle mais rígido, pois já que as passagem foram baratas eles necessitam faturar de alguma maneira.
Já existe um buscador para o vôo com estas empresas www.flylowcostairlines.org , digamos um especialista em achar pechinchas.
Nos EUA, a JetBlue é lider neste segmento, e umas das precursoras deste sistema de empresa. Nas minhas últimas viagens aos EUA, nunca consegui voar com a JetBlue, consigo tarifas melhores e em aeroportos mais próximos com American Airlines e a Delta. Para conseguir tarifas nestas companhias é necessário uma certa antecedência e uma data fixa, pois nas tarifas econômicas a taxa de remarcação é mais cara do o próprio bilhete.

Bon Voyage !!!!

# Programas de Milhagens, minhas dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário