sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dicas de Nova York - Balthazar



Restaurant Balthazar no SOHO, 80 Spring St., esquina com Crosby St,. a poucos passos da estação Spring St. da linha verde do Metro (mapa), e um daqueles lugares, que só de entrar já sentimos que será uma experiência única. Reservar para ir no Balthazar é muito importante, seu hostess já foi citado num episódio do Sex and the City, como mais poderoso do que o prefeito de NY. Apesar de sempre sugerirem reservar eu e a Ju, fomos pra lá sem reserva, chegamos depois das 9:30, e como os americanos, geralmente jantam mais cedo, tivemos sorte com isto, pois esperamos menos de meia hora para estarmos na mesa. Aguardar a mesa não foi um problema porque como em muitos restaurantes de NY, você aguarda a mesa no bar e vai sentido o clima do restaurante, observa os pratos que estão saindo e aguçar seu pedido. Porém se for um dia frio, e o bar estiver lotado será sugerido você aguardar do lado de fora.
Restaurant Balthazar
Balcão do Bar

A cozinha do restaurante, é típicamente Francesa, com alguns acréscimos interessantes. No Balthazar funciona também uma padaria e confeitaria, e seu Brunch servidos no final de semana é famoso.
A carta de vinhos é ampla, e formada por vinhos Franceses, das mais importantes regiões. Além de uma ampla possibilidade de vinhos em taças. Pedi um vinho da casa ou sugestão, um CÔTES-DU-RHÔNE, sem ser safrado ou de grande produtor, tinha um preço honesto.
Nossa aventura gastronômica iniciou com um chevite belíssimo na apresentação, que dava até pena de comer, e tinha um sabor fabuloso.
Seafood ceviche

O prato principal, existem as mais variadas sugestões, além dos tradicionais Fillet com Fritas, já que até num restaurante diferenciado os americanos pedem e muito, talvez o prato que mais vi passar quando estava no bar.
A Ju pediu a GRILLED BROOK TROUT, truta grelhada servida sobre uma salada de lentilhas, nozes e aspargos. Um prato sem comentários.

GRILLED BROOK TROUT
Eu pedi o CHICKEN RIESLINING, frango ao molho de vinho riesiling com cebolas perolas, cogumelos brancos e pequenas massinhas (spätzle). Um prato saboroso e para quem gosta de cogumelos e molhos diferentes era uma excelente sugestão.

CHICKEN RIESLINING

SALAD BAR

Satisfeitos, após esta excelente refeição e como já havíamos comidos doces e outras besteiras o dia todo, faltou espaço para a sobremesa, e para o dessert somente um expresso.
Ainda na saída vendo o livro de receita da casa, o hostess, muito simpático veio conversar conosco e disse que seu prato predileto era o Braised Short Ribs, Cordeiro assado servido somente ao sábados como sugestão do chef.
Com certeza a melhor experiência gastronômica desta nossa passagem pela Big Apple.

Outras Sugestões Gastrônomicas em NY:

# Bar Pitti , restaurante total NY

# Um Hamburguer Diferente no Joint Burguer

Um comentário: